CITYCOM 300I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suspensão dianteira - solução de problemas

+15
Fuganti
petroedu
rafaellsm
akawaoku
birigui-77
Didi
Márcio Teixeira
viniciuszibordi
rubens caruso
marco antonio
Alex Custódio
GABRIELTIMM
kalex
reencs
RMVilla
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por akawaoku Seg Abr 11, 2016 9:05 am

akawaoku escreveu:
rafaellsm escreveu:Curioso também..
Caro rafaellsm,

Eu desmontei a bengala ontem. Vou tirar umas fotos com medidas e posto aqui assim que puder.
Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 26301430611_9fc2609e00_n
Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 25762821644_a25df6c538_n

akawaoku
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SJC
Idade : 45
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 12:43 pm

akawaoku,

Mto bom!

O se puder colocar o que fazer e +- a sequência já ajuda.

Obrigado!

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 12:59 pm

akawaoku escreveu:
akawaoku escreveu:
rafaellsm escreveu:Curioso também..
Caro rafaellsm,

Eu desmontei a bengala ontem. Vou tirar umas fotos com medidas e posto aqui assim que puder.
Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 26301430611_9fc2609e00_n
Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 25762821644_a25df6c538_n

Como foi a desmontagem? O que utilizou para pressionar a tmapão superior? Em que momento desmontou o parafuso allen inferior?

Essas são as dúvidas que possuo para ver se faço isso essa semana..

Abs

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por akawaoku Seg Abr 11, 2016 1:13 pm

O que fiz foi o seguinte:

Retirei a tampa preta superior;
Empurrei com a mão mesmo o tampão de nylon;
Encaixei uma chave de fenda na fenda, na abertura do anel;
Girei com cuidado a chave de fenda deslocando o tampão para baixo;
Com outra chave de fenda fina retirei o anel elástico.

Escorri todo o óleo.
Só então retirei o parafuso allen 8 de baixo da bengala.

akawaoku
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SJC
Idade : 45
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rubens caruso Seg Abr 11, 2016 1:17 pm

Boa akawaoku, as informações vão ajudar muita gente  Smile
rubens caruso
rubens caruso
Scooterista mestre
Scooterista mestre

Masculino Localização Localização : Ibiuna-SP
Idade : 48
Mensagens : 1314

http://www.ishindenshinaikidodojo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 2:49 pm

Show! Uma pergunta. Aproveitando a carenagem toda desmontada, alguém tem ideia do diâmetro da área ótica do farol da City? Tenho vontade de colocar aquele "angel eyes" e não queria desmontar tudo para medir isso pra poder comprar o led..

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por petroedu Seg Abr 11, 2016 3:32 pm

Troquei o óleo da minha no sábado. Sofri um pouco, mas tive ajuda da galera do grupo citycom 300i no Face.

Segue os passos;

    Desmontagem;

1 - Soltar o sensor de velocidade
2 - Soltar a sapata de freio.
3 - Retirar a roda
4 - Retirar os para-lamas dianteiro superior e inferior
5 - Retirar as tampas pretas da bengalas.
6 - Remover os parafusos da base das bengalas
7 - Retirar as travas superiores das bengalas (Segure a bengala, pois ela pode cair no chão)

     Troca do óleo;

8 - Pressionar a tampa de metal interna da bengala para baixo, segurando a bengala pela parte cromada e remover a trava interna. Utilizar uma chapa fina, tipo palito de picolé, amassando a ponta em "U". Assim você pode soltar a trava como estivesse removendo um pneu do aro. (Dica de um amigo do Grupo Citycom Facebook).

9 - Pressionar a parte inferior da bengala (Parte preta) para cima para soltar a tampa. (Cuidado, pois a mola pode pular longe... a minha foi longe..rs).
10 - Drenar todo óleo e depois recolocar 130 ML de Motul Fork Oil 10w (A resistência vai de cada um, sendo de 5 a 20w).
11 - Colocar as molas de volta na bengala, com a parte mais pressionada da mola para baixo, recolocar a tampa e a trava.

Depois é só montar as bengalas na moto. 

Obs. Monte os para-lamas antes da roda para facilitar o aperto dos parafusos.

Fiquem a vontade para corrigir ou adicionar mais informações!

Grande agraço a todos.

Eduardo.

petroedu
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 50
Mensagens : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 3:53 pm

Fala Eduardo! Sou o Rafael lá do grupo que mandei mensagem sobre as bengalas e o CVT.
Obrigado pelos pontos a serem observados e principalmente pela sequência ideal a ser seguida. Vamos ver o que acontece quando eu me aventurar.. Hehe Abracos!

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por petroedu Seg Abr 11, 2016 4:38 pm

Fala Rafael,

Fica tranquilo que vai dar tudo certo. Qualquer coisa pede ajuda lá no Grupo do Face ou me chama do particular.

A proposito, devo fazer a limpeza do CVT essa semana ainda. Vou tentar registar os passos com mais detalhes.

Grande abraço!

petroedu
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 50
Mensagens : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 7:01 pm

Fala Eduardo! Minha esposa deve ir pra casa dos pais essa semana e tb devo fazer a manutenção. To com a chave para variador e chave para a mola do embreagem. Se quiser fazer dupla para trabalharmos nas duas juntos eu to dentro. Sou do Rio, Botafogo. Abs

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Fuganti Qui Nov 24, 2016 12:05 pm

Para retirar o parafuso allen 8, da parte inferior da bengala, é preciso outra chave para travar pela parte de dentro?

Fuganti
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Curitiba-PR
Idade : 42
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Qui Nov 24, 2016 5:02 pm

Acho que sim, não me recordo bem
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por akawaoku Sex Nov 25, 2016 1:14 pm

Precisa sim

akawaoku
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SJC
Idade : 45
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Fuganti Sex Nov 25, 2016 2:03 pm

Sabe que tipo de chave?
Valeu

Fuganti
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Curitiba-PR
Idade : 42
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Fuganti Ter Dez 06, 2016 2:32 pm

Tarde galera! 
Troquei os retentores (35x48x11, o mesmo para a CB450, DT180) R$12,00 cada. Para desmontar, além da allen 8, comprei um parafuso de 25 cm com sextavado 19 mm (para a parte interna). Aós escoar o óleo velho, estava cinza, lavei tudo com hexano (pode ser querosene) e sequei bem. Após montar, coloquei 150 mL de óleo (no manual diz 127 mL). Troquei os anéis originais, finos, pelos anéis de pressão. Ficou jóia. Ao todo, incluindo o óleo, gastei R$ 48,00. Na CC queriam me cobrar R$ 200,00.

Fuganti
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Curitiba-PR
Idade : 42
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Ter Dez 06, 2016 4:10 pm

Cuidado com essa quantidade de óleo a mais que colocou. 130ml por lado é o limite, desse jeito é provável que num buraco mais forte a tampa da bengala seja expelida pela pressão, já que a trava dela não é de rosca.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por neto.sabino Seg Jan 16, 2017 10:30 pm

Como vai pessoal !!

Estou comprando as peças e ferramentas para realizar a troca dos seguintes itens:
1) Retentor das duas bengalas
2) Troca de óleo 
3) Batentes das bengalas.

Vi algumas dicas aqui nesse fórum mas ainda estou com muito receio , pois alguns mecânicos me desanimaram e falar que precisaria de algumas experiências e principalmente uma marsa. Como não achei muito material no youtube gostaria de algumas dicas de vocês para realizar essas trocas.

neto.sabino
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Bernardo do Campo
Idade : 41
Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Ter Jan 17, 2017 7:26 am

Neto,
o serviço em si não é complicado, mas não aconselho vc a fazer em casa.
Primeiro porque é um item que afeta diretamente a segurança e ciclística da moto, e segundo porque já vi fazerem mais de uma vez, e dá um trabalho danado pois precisa de uma ferramenta pra soltar o parafuso do fundo que não se encontra por aí, é meio que específica, fora que sim, precisa de uma bancada com torno (morsa).

Também precisa ter extremo cuidado ao remontar, especialmente se sua city for das mais velhas, em que a tampa da bengala é presa apenas pelo anel lateral, em vez do anel elástico superior das mais novas. Em hipótese nenhuma ultrapasse 130ml de óleo em cada lado, principalmente se for com a trava por anel lateral, ou no primeiro buraco mais forte sua tampa vai sair voando.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por neto.sabino Ter Jan 17, 2017 5:51 pm

RMVilla escreveu:Neto,
o serviço em si não é complicado, mas não aconselho vc a fazer em casa.
Primeiro porque é um item que afeta diretamente a segurança e ciclística da moto, e segundo porque já vi fazerem mais de uma vez, e dá um trabalho danado pois precisa de uma ferramenta pra soltar o parafuso do fundo que não se encontra por aí, é meio que específica, fora que sim, precisa de uma bancada com torno (morsa).

Também precisa ter extremo cuidado ao remontar, especialmente se sua city for das mais velhas, em que a tampa da bengala é presa apenas pelo anel lateral, em vez do anel elástico superior das mais novas. Em hipótese nenhuma ultrapasse 130ml de óleo em cada lado, principalmente se for com a trava por anel lateral, ou no primeiro buraco mais forte sua tampa vai sair voando.

RMVILLa , brigadão pela dica, realmente o que você escreveu é o discurso de muitos mecânicos . Optei por seguir uma parcela de cada ideia , fazer em casa + suporte de uma mecânico dafra.

Ja consegui as ferramentas especiais. Sobre o ALLEN (parte inferior da bengala) pelo que entendi dos mecânicos, é padrão. Espero conseguir fazer e aprender mais esse desafio Smile 

Mais uma vez muito obrigado !!!

neto.sabino
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Bernardo do Campo
Idade : 41
Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por neto.sabino Qui Jan 19, 2017 6:38 pm

Pessoal !!! 

Depois de alguns meses pesquisando e comprando as "ferramentas especiais" aos poucos, consegui fazer a troca dos retentores e óleo das bengalas. Infelizmente não filmei e não tirei boas fotos pois como foi a minha primeira vez, não queria divulgar um material errado. Minha próxima jornada será a troca da caixa de direção e tentarei tirar ao menos algumas fotos.
Abaixo segue pontos que entendo ser bacana divulgar sem medo ! 

Pontos positivos:
1) Aprendizado e zelo com a moto.
2) Avaliar os detalhes da manutenção da ultima oficia. (Mecanico legal show !!!! )
3) Para quem gosta um passatempo muito bacana (no meu caso 7h Wink )
4) Reaperto de partes que você ouvia algum tipo de barulho
5) Como usei um torquimetro, pude ajustar todas as peças de acordo com o manual de serviço

Pontos Negativos:
1) Pela falta de experiência algumas partes demoraram mais para ser retiradas , devido a não saber direito os encaixes e o manual de serviço com pouco detalhes.
2) Limitação de ferramentas. Não tive acesso a uma morsa e nesse caso fui em um mecanico próximo para tirar a bucha de segurança do retentor. 
3) Gastos desnecessários. Sou apaixonado por ferramentas, mais itens como jogo de chave combinado não precisaria ter gasto, uma vez que eu ja tinha algumas da Gedore.
4) Embora tenha comentado acima que demorei 7h para finalizar o serviço, acabei me empolgando com outras coisas e demorei 10h Sad

neto.sabino
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Bernardo do Campo
Idade : 41
Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Valério Dom Jul 16, 2017 8:40 pm

Buenas senhores, sou novo na área e tenho uma dúvida a respeito da trava a ser usada. Qual trava similar posso pedir, para que eu procure na praça? Obrigado

Valério
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Curitiba
Idade : 39
Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Alexandre de siqueira Qua Ago 30, 2017 2:13 pm

Boa tarde ,o anel elástico compra se em lojas de ferragens como( i 32 ) interno de 32 milimetros.

Alexandre de siqueira
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Guarulhos
Idade : 49
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Eustenio Montessanti Jr Qua Ago 08, 2018 9:37 pm

Boa noite a todos,
Pessoal fiz a revisão de 9.000 km na Scooter App, aqui em São Paulo na rua Barão de Limeira,99.
Aproveitei e troquei a cx de direção por uma cônica pois a minha com esta quilometragem já tinha um calo. O óleo das bengalas.....bem ridículo o que vem original....não dá nem para comentar e aí dá para entender por que isso ajuda a fazer calo no rolamento original. Bem, enfim óleo novo (Fork Oil Motul) e na medida correta, anéis de trava mais robustos como o Villa recomendou.
Ficou outra frente, não dá mais fim de curso, não fica quicando no asfalto irregular, frente firme, parece outra moto. Também troquei a vela por uma de Iridium. 
Recomendo fortemente estas alterações.
Forte abraço a todos.
Eustenio Montessanti Jr
Eustenio Montessanti Jr
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Paulo
Idade : 67
Mensagens : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas - Página 2 Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos