Moto com caixa trepitando na saída
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CITYCOM 300I :: DISCUSSÕES :: Mecânica :: Transmissão
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Moto com caixa trepitando na saída
Pessoal,
Lá vou eu relatar mais um problema com a minha.
Hoje fui trabalhar com minha city, um percurso de aproximadamente 35 km. Notei que depois que ela esquenta quando saio do estado parado com ela, dá a impressão de que a caixa trepida, como se estivesse patinando a correia, depois que acelera fica normal. Faz até um barulho meio estranho, mais grave.
Tive o mesmo problema com a minha outra scooter, mas nela nem corri atrás pra resolver.
O que pode ser?
Vale lembrar que hoje minha moto completou 1200 km.
Vlw
Lá vou eu relatar mais um problema com a minha.
Hoje fui trabalhar com minha city, um percurso de aproximadamente 35 km. Notei que depois que ela esquenta quando saio do estado parado com ela, dá a impressão de que a caixa trepida, como se estivesse patinando a correia, depois que acelera fica normal. Faz até um barulho meio estranho, mais grave.
Tive o mesmo problema com a minha outra scooter, mas nela nem corri atrás pra resolver.
O que pode ser?
Vale lembrar que hoje minha moto completou 1200 km.
Vlw
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Acabei de andar 5 Km com ela, veio normal.
O fato de eu ter pego um trânsito infernal hoje na volta pra casa, mesmo pegando alguns corredores, pode ter relação?
A caixa da transmissão tem algum tipo de refrigeração?
O fato de eu ter pego um trânsito infernal hoje na volta pra casa, mesmo pegando alguns corredores, pode ter relação?
A caixa da transmissão tem algum tipo de refrigeração?
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
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Re: Moto com caixa trepitando na saída
henrique_tv escreveu:Pessoal,
Lá vou eu relatar mais um problema com a minha.
Hoje fui trabalhar com minha city, um percurso de aproximadamente 35 km. Notei que depois que ela esquenta quando saio do estado parado com ela, dá a impressão de que a caixa trepida, como se estivesse patinando a correia, depois que acelera fica normal. Faz até um barulho meio estranho, mais grave.
Tive o mesmo problema com a minha outra scooter, mas nela nem corri atrás pra resolver.
O que pode ser?
Vale lembrar que hoje minha moto completou 1200 km.
Vlw
Na matéria da revista moto 10000Km de citycom relatam um problema parecido, dá uma lida lá.
fabianorl- Piloto de velocípede
- Localização : Florianópolis SC Brasil
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Mensagens : 59
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Pois é, eu tinha lido essa matéria e pelo que o cara fala é algo parecido.
Mas pô, com 10.000 blz, mas com 1200 começa a me dar isso? Ai é sacanagem.
Mas pô, com 10.000 blz, mas com 1200 começa a me dar isso? Ai é sacanagem.
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
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Re: Moto com caixa trepitando na saída
Já vi em algum lugar outros relatos, procurei na comunidade do orkut e não achei nada. Se eu fosse vc levaria na cc e depois postava aqui. Vi gente relatando que uma limpeza resolve. Mas como a sua está na garantia.
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Pra mim levar na CC é mó transtorno pois tenho que sair durante o expediente.
Seu eu ver que está piorando eu levo, senão vou deixar pra revisão dos 3 mil.
Seu eu ver que está piorando eu levo, senão vou deixar pra revisão dos 3 mil.
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Bom dia, limpeza e lubrificação do cubo resolvem o problema. Só não entendo aparecer esse problema com baixa kilometragem, pois o mesmo pode ocorrer próximo dos 6000 km. No meu entendimento só há uma explicação, não lubrificaram corretamente na montagem.
Bergue
Bergue
bergue- Piloto de velocípede
- Mensagens : 28
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Minha city hoje está com 1800 Km, será que pode dar problema nesse sistema se esperar chegar a revisão dos 3 mil pra fazer a manutenção nisso?
Estou usando ela mais na estrada mesmo e isso só ocorre a baixa rotação.
Estou usando ela mais na estrada mesmo e isso só ocorre a baixa rotação.
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Trepidação na saída
A minha começou dar esse sinal com uns 4800km, agora com 6000km depois da porca revisão na ScooterPlace Ibirapuera(SP), continua fazendo, porem mudei meu modo de acelerar ela enquanto fria, abrindo mais o acelerador os trancos param e depois que esquenta (3 minutos) tipo miojo, ela fica normal...
Agora, se tiver alguem que conheça mesmo de manutenção e for relativamente simples, sem ferramentas especiais etc, poderia montar 1 tutorial dessa lubrificação do cubo da polia... Parece que todos passarão por isso em alguma KM..
Falando da porca revisão, vou mandar limpar o CVT e lubrificar o cubo da polia, na dafra Itam, av Sto Amaro(SP), ja conversei com o mecanico lá, e o cara parece conhecer e gostar do que faz.
Agora, se tiver alguem que conheça mesmo de manutenção e for relativamente simples, sem ferramentas especiais etc, poderia montar 1 tutorial dessa lubrificação do cubo da polia... Parece que todos passarão por isso em alguma KM..
Falando da porca revisão, vou mandar limpar o CVT e lubrificar o cubo da polia, na dafra Itam, av Sto Amaro(SP), ja conversei com o mecanico lá, e o cara parece conhecer e gostar do que faz.
DanielMambrini- Piloto de velocípede
- Mensagens : 15
Re: Moto com caixa trepitando na saída
De acordo com o manual de serviço da city, é importante usar pouca graxa no cubo do CVT, segundo o manual, em torno de 5g. Outra recomendação importante é limpar as faces das polias com solvente para que não haja resíduos de graxa por ali, afinal é por aí que desliza a correia.
O link abaixo mostra como fazer a manutenção no cvt:
https://www.youtube.com/watch?v=oLLJQQ757AY
Bergue
O link abaixo mostra como fazer a manutenção no cvt:
https://www.youtube.com/watch?v=oLLJQQ757AY
Bergue
bergue- Piloto de velocípede
- Mensagens : 28
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Só uma dúvida, o cubo do CVT é onde o cara desse vídeo estava fuçando? Onde devo lubrificar aí?
Tô pensando em fazer uma laboratório com a minha scooter véia nesse fim de semana, já que a arrancada dela está péssima.
Tô pensando em fazer uma laboratório com a minha scooter véia nesse fim de semana, já que a arrancada dela está péssima.
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Caramba não manjo nadica disso!!!
ney ortega- Candidato a Scooterista
- Mensagens : 149
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Cubo do CVT é a parte que está em contato com o eixo. Deve ser usado 4 a 5g de graxa no buraco da face móvel, ou seja, considerando que existem duas faces que movimentam a correia, uma delas é móvel que é aquela que tem o conjunto de roletes. No buraco que tem contato com o eixo dessa parte móvel é que deve ser colocado a graxa.
Bergue
Bergue
bergue- Piloto de velocípede
- Mensagens : 28
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Falou tá falado agora com fotos seria show para entender!!
ney ortega- Candidato a Scooterista
- Mensagens : 149
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Local da face móvel do cvt para espalhar a graxa.
[img] [/img]
[img] [/img]
bergue- Piloto de velocípede
- Mensagens : 28
Re: Moto com caixa trepitando na saída
ohh vontade de fuçar...
ohh medo de fazer burrada...
rs...
ohh medo de fazer burrada...
rs...
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Re: Moto com caixa trepitando na saída
Dúvida besta:
Na revisão dos 1000 km, embora seja um item marcado para trocar nessa revisão, o cara da Dafra disse que o óleo da transmissão não precisava ser trocado.
Isso pode ter alguma coisa a ver com meu problema atual?
Na revisão dos 1000 km, embora seja um item marcado para trocar nessa revisão, o cara da Dafra disse que o óleo da transmissão não precisava ser trocado.
Isso pode ter alguma coisa a ver com meu problema atual?
henrique_tv- Scooterista mestre
- Localização : São Paulo
Idade : 41
Mensagens : 1210
Re: Moto com caixa trepitando na saída
henrique_tv escreveu:Dúvida besta:
Na revisão dos 1000 km, embora seja um item marcado para trocar nessa revisão, o cara da Dafra disse que o óleo da transmissão não precisava ser trocado.
Isso pode ter alguma coisa a ver com meu problema atual?
Não Henrique, o óleo de transmissão é para as engrenagens da relação final, o seu problema esta no conjunto do CVT.
Cazeh- Moderador Global
- Localização : Belo Horizonte
Idade : 48
Mensagens : 1792
Re: Moto com caixa trepitando na saída
De acordo com o manual de serviço da citycom, o óleo da transmissão deve ser trocado nos primeiros 300 km, depois a cada 5000 km.
Bergue
Bergue
bergue- Piloto de velocípede
- Mensagens : 28
É simples...
Há um hábito que poucos tem e que é importantíssimo em qualquer motor a combustão: ESQUENTAR A MOTO ANTES DE PARTIR!
Uma corrente diz que não é necessário, que os motores modernos isso, que os óleos modernos aquilo... Mas imaginem o seguinte: o que acontece com o óleo em temperatura ambiente? Ele torna-se mais denso, mais espesso... E o que acontece com ele quente? Torna-se mais "fino" e portanto atinge todas as partes necessárias do motor.
Quando vc não esquenta o motor e logo sai acelerando, todo o conjunto vai ser submetido a um esforço inicial e o óleo ainda não terá a temperatura/densidade necessária para atingir todas as partes do motor. Lembrem-se que o mesmo óleo que lubrifica o motor é o óleo que lubrifica o sistema de embreagem.
Assim, se o óleo ainda é "espesso" demais, não atingirá todas as partes necessárias, o motor sofrerá desgaste prematuro e a embreagem poderá patinar, causando o tranco ou barulho que mencionou. Sei pois isso aconteceu com uma Yamaha Neo que tive.
Portanto pessoal, não custa nada: antes de sair com a motoca, enquanto vestem luva, jaqueta, capacete, liguem-na e deixem esquentando. Vcs verão que depois de 2 min com o motor funcionando em marcha lenta a moto acelerará lisinha, lisinha...
Uma corrente diz que não é necessário, que os motores modernos isso, que os óleos modernos aquilo... Mas imaginem o seguinte: o que acontece com o óleo em temperatura ambiente? Ele torna-se mais denso, mais espesso... E o que acontece com ele quente? Torna-se mais "fino" e portanto atinge todas as partes necessárias do motor.
Quando vc não esquenta o motor e logo sai acelerando, todo o conjunto vai ser submetido a um esforço inicial e o óleo ainda não terá a temperatura/densidade necessária para atingir todas as partes do motor. Lembrem-se que o mesmo óleo que lubrifica o motor é o óleo que lubrifica o sistema de embreagem.
Assim, se o óleo ainda é "espesso" demais, não atingirá todas as partes necessárias, o motor sofrerá desgaste prematuro e a embreagem poderá patinar, causando o tranco ou barulho que mencionou. Sei pois isso aconteceu com uma Yamaha Neo que tive.
Portanto pessoal, não custa nada: antes de sair com a motoca, enquanto vestem luva, jaqueta, capacete, liguem-na e deixem esquentando. Vcs verão que depois de 2 min com o motor funcionando em marcha lenta a moto acelerará lisinha, lisinha...
flgteixeira- Piloto de velocípede
- Mensagens : 17
Re: Moto com caixa trepitando na saída
henrique_tv escreveu:ohh vontade de fuçar...
ohh medo de fazer burrada...
rs...
mexer no variador é BEM simples, só que vc precisa de duas ferramentas especiais, que nem todo mundo tem em casa:
um torquímetro (pra apertar a porca central com 11kgfm)
um "Y" com dois pinos nas pontas que seguram a porca pra vc conseguir dar o torque. eu fiz o meu em casa com umas peças velhas que tinha aqui e parafusos. se quiser, mando fotos.
além disso, precisará:
- chave philips
- chave soquete 8mm
- chave soquete 10mm
mais nada.
é meia hora pra por e tirar o CVT, já fiz isso 2x, pra tirar os pesos originais e coloca ros Dr Pullhey de 18gr, dai pra trocá-los pelos de 17gr e farei novamente qdo chegarem os de 16gr.
meia horinha, e está tudo feito
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
- Localização : Curitiba
Idade : 47
Mensagens : 721
Re: Moto com caixa trepitando na saída
flgteixeira escreveu:Há um hábito que poucos tem e que é importantíssimo em qualquer motor a combustão: ESQUENTAR A MOTO ANTES DE PARTIR!
Uma corrente diz que não é necessário, que os motores modernos isso, que os óleos modernos aquilo... Mas imaginem o seguinte: o que acontece com o óleo em temperatura ambiente? Ele torna-se mais denso, mais espesso... E o que acontece com ele quente? Torna-se mais "fino" e portanto atinge todas as partes necessárias do motor.
Quando vc não esquenta o motor e logo sai acelerando, todo o conjunto vai ser submetido a um esforço inicial e o óleo ainda não terá a temperatura/densidade necessária para atingir todas as partes do motor. Lembrem-se que o mesmo óleo que lubrifica o motor é o óleo que lubrifica o sistema de embreagem.
Assim, se o óleo ainda é "espesso" demais, não atingirá todas as partes necessárias, o motor sofrerá desgaste prematuro e a embreagem poderá patinar, causando o tranco ou barulho que mencionou. Sei pois isso aconteceu com uma Yamaha Neo que tive.
Portanto pessoal, não custa nada: antes de sair com a motoca, enquanto vestem luva, jaqueta, capacete, liguem-na e deixem esquentando. Vcs verão que depois de 2 min com o motor funcionando em marcha lenta a moto acelerará lisinha, lisinha...
desculpe, mas vc está errado.
em dois aspectos, ai na tua msg.
1o aspecto: óleo .... hoje em dia, os óleos são multiviscosos (10W30, 15W40, por ex).... isto significa que, quando frio, o óleo tem a viscosidade seguindo a primeira escala, ou seja, num óleo SAE 10W30, a baixa temperatura, ele tem viscosidade como um óleo SAE 10... e a alta temperatura, ele tem viscosidade como um óleo SAE 30 ... isto mantem a viscosidade do óleo praticamente linear, desde a partida a frio até o motor atingirsua temperatura de trabalho, então, fique tranquilo, que nos primeiros segundos, o óleo já lubrificou tudo que tinha que lubrificar no motor.
2o aspecto: óleo do motor lubrificar embreagem.... isto acontece em MOTOCICLETAS, com caixa de cambio, que tem embreagem banhada em óleo, então, na maioria dos casos, o mesmo óleo lubrifica tudo, motor-embreagem-caixa. no caso de scooter, o óleo do motor É SÓ DO MOTOR. nao tem contato com mais nada. o CVT é inteiro seco (tanto na polia de entrada, que é onde fica o variador, quanto na polia de saída, que é onde fica a embreagem SECA) ..... na transmissão final, após o CVT, sem contato com este, é que tem um conjunto de engrenangens que precisa de óleo, mas independente do motor.
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
- Localização : Curitiba
Idade : 47
Mensagens : 721
Em resposta...
... a sua resposta peço que leia esta reclamação feita no site Reclameaqui.com
http://www.reclameaqui.com.br/1838435/dafra-motos/descumprimento-de-garantia/
Quanto à embreagem não ser banhada a óleo como na maioria das motocicletas Rodrigo, pode ser que esteja certo, vou pesquisar. Mas o fato é que não só o amigo aí do link teve problemas com ela, como eu já tive em uma Neo e tenho quando não aqueço minha City. Sempre que tenho que sair sem aquecer ela vibra bastante. Basta aquecê-la por dois minutos e pronto, pode acelerar.
Quanto ao óleo, de novo, as especificações técnicas, blábláblá, a viscosidade blábláblá, o APLXJKY blábláblá... Eu tô propondo só o seguinte: aqueça o motor e manere nos primeiros km que rodar, principalmente pela manhã por conta do tempo mais fresco (ao menos aqui em Curitiba)... Não vai fazer mal algum, pelo contrário. Tem nego que tem mania de dar a partida inclusive com o acelarador aberto, fazendo aquel "VRRRUUUUMMMM" logo na primeira acelerada... Isso é um veneno pro motor.
Aqueçam as motos antes de sair, pronto! Não vai fazer mal algum, vem comigo!!
http://www.reclameaqui.com.br/1838435/dafra-motos/descumprimento-de-garantia/
Quanto à embreagem não ser banhada a óleo como na maioria das motocicletas Rodrigo, pode ser que esteja certo, vou pesquisar. Mas o fato é que não só o amigo aí do link teve problemas com ela, como eu já tive em uma Neo e tenho quando não aqueço minha City. Sempre que tenho que sair sem aquecer ela vibra bastante. Basta aquecê-la por dois minutos e pronto, pode acelerar.
Quanto ao óleo, de novo, as especificações técnicas, blábláblá, a viscosidade blábláblá, o APLXJKY blábláblá... Eu tô propondo só o seguinte: aqueça o motor e manere nos primeiros km que rodar, principalmente pela manhã por conta do tempo mais fresco (ao menos aqui em Curitiba)... Não vai fazer mal algum, pelo contrário. Tem nego que tem mania de dar a partida inclusive com o acelarador aberto, fazendo aquel "VRRRUUUUMMMM" logo na primeira acelerada... Isso é um veneno pro motor.
Aqueçam as motos antes de sair, pronto! Não vai fazer mal algum, vem comigo!!
flgteixeira- Piloto de velocípede
- Mensagens : 17
Re: Moto com caixa trepitando na saída
flgteixeira escreveu:... a sua resposta peço que leia esta reclamação feita no site Reclameaqui.com
http://www.reclameaqui.com.br/1838435/dafra-motos/descumprimento-de-garantia/
Quanto à embreagem não ser banhada a óleo como na maioria das motocicletas Rodrigo, pode ser que esteja certo, vou pesquisar. Mas o fato é que não só o amigo aí do link teve problemas com ela, como eu já tive em uma Neo e tenho quando não aqueço minha City. Sempre que tenho que sair sem aquecer ela vibra bastante. Basta aquecê-la por dois minutos e pronto, pode acelerar.
Quanto ao óleo, de novo, as especificações técnicas, blábláblá, a viscosidade blábláblá, o APLXJKY blábláblá... Eu tô propondo só o seguinte: aqueça o motor e manere nos primeiros km que rodar, principalmente pela manhã por conta do tempo mais fresco (ao menos aqui em Curitiba)... Não vai fazer mal algum, pelo contrário. Tem nego que tem mania de dar a partida inclusive com o acelarador aberto, fazendo aquel "VRRRUUUUMMMM" logo na primeira acelerada... Isso é um veneno pro motor.
Aqueçam as motos antes de sair, pronto! Não vai fazer mal algum, vem comigo!!
Nao tem nada do meu post a ver com a reclamação do cara (e de tantos outros) em relação à trepidação na saída, nem toquei no assunto.
tenho aqui o manual de serviço e o catalogo de peças, caso queira confirmar se a embreagem é ou não banhada em óleo, posso mandar, sem problemas.
novamente quanto ao óleo, sou de Curitiba tb. uma coisa vc falou certa, dar na partida acelerando, isso sim é creime contra o motor, mas, no exato momento em que se apaga a luz do óleo, fique tranquilo que o motor está inteiro lubrificado. ficar 2 minutos ligados, é queimar gasolina a toa.
ja que vc acha que especificação técnica é bliblibliblobloblo, acredito que considere tudo igual e use o óleo mais barato que vc vê pela frente, não? acho que ainda se fabricam uns monoviscosos SAE 20 que são supimpa e baratíssimos!
em tempo, vc é dono do Cantinho da Bica?
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
- Localização : Curitiba
Idade : 47
Mensagens : 721
Então...
Eu coloquei o link pois fala justamente do problema que nosso amigo está tendo, a trepidação. Foi justamente para falar que esquentando a moto o problema desaparece! Como falei tive o mesmo problema na primeira Neo que comprei lá em 2005 e se saio com a moto fria também trepida.
Rodrigão, fique gelo, não sou nenhum ignorante. Conheço bem as diferenças dos óleos, a questão da viscosidade, da eterna discussão se o melhor é o sintético ou semisintético ou mineral... Das marcas Motul, Yamalube, Lubrax, Mobil, Selenia, etc, etc, etc... Coloquei o "blábláblá" só pra pegar no teu pé pois sei de tudo isso.
Na minha FZ6 e na Neozinha colocova só Yamalube, que é mineral e era o recomendado no manual. O pessoal gostava de usar o sintético Motul 5100 na FZ6, por ser motor de alta performance e tals, mas se o manual recomenda desde a Neo até a R1 o Yamalube, vou gastar mais para quê? A única coisa que sempre fiz foi trocar o óleo na metade do intervalo para troca recomendado, mas por quê, porque eu não fico verificando o óleo cada vez que vou sair com a moto (como recomenda o manual), além disso é melhor trabalhar com o óleo sempre novo que usado. Sou meio caxias para isso...
Curioso é que o meu Honda Fit utiliza só óleo MINERAL Honda, com intervalos de troca a cada 10.000mkm, isso mesmo, DEZ MIL QUILOMETROS!!! Aí levei na concessionária Prixx aqui de Curitiba para trocar com 5mkm e o consultor disse para mim "Sr, se o Sr quer trocar com 5mkm tudo bem, mas estará jogando dinheiro fora pois o manual recomenda troca a cada 10mkm, junto com as revisões..." Aí fiquei quieto e passei a trocar a cada 10mkm, mas para garantir passei a usar o Militec no motor... hehehehe... Ah, o tal Militec é outra discussão boa, vou abrir um tópico sobre isso!!!
Em tempo (II): sou sim o proprietário do Cantinho da Bica próximo ao Canal 4/Rede Massa, você conhece? Dê um pulo aqui nas noites de quarta à sexta para comer uma costelinha e nos conhecemos pessoalmente! Se quiser venha na feijoada no sábado que também nos falamos, só não estou no almoço de segunda a sexta pois trabalho fora.
Abs!
Rodrigão, fique gelo, não sou nenhum ignorante. Conheço bem as diferenças dos óleos, a questão da viscosidade, da eterna discussão se o melhor é o sintético ou semisintético ou mineral... Das marcas Motul, Yamalube, Lubrax, Mobil, Selenia, etc, etc, etc... Coloquei o "blábláblá" só pra pegar no teu pé pois sei de tudo isso.
Na minha FZ6 e na Neozinha colocova só Yamalube, que é mineral e era o recomendado no manual. O pessoal gostava de usar o sintético Motul 5100 na FZ6, por ser motor de alta performance e tals, mas se o manual recomenda desde a Neo até a R1 o Yamalube, vou gastar mais para quê? A única coisa que sempre fiz foi trocar o óleo na metade do intervalo para troca recomendado, mas por quê, porque eu não fico verificando o óleo cada vez que vou sair com a moto (como recomenda o manual), além disso é melhor trabalhar com o óleo sempre novo que usado. Sou meio caxias para isso...
Curioso é que o meu Honda Fit utiliza só óleo MINERAL Honda, com intervalos de troca a cada 10.000mkm, isso mesmo, DEZ MIL QUILOMETROS!!! Aí levei na concessionária Prixx aqui de Curitiba para trocar com 5mkm e o consultor disse para mim "Sr, se o Sr quer trocar com 5mkm tudo bem, mas estará jogando dinheiro fora pois o manual recomenda troca a cada 10mkm, junto com as revisões..." Aí fiquei quieto e passei a trocar a cada 10mkm, mas para garantir passei a usar o Militec no motor... hehehehe... Ah, o tal Militec é outra discussão boa, vou abrir um tópico sobre isso!!!
Em tempo (II): sou sim o proprietário do Cantinho da Bica próximo ao Canal 4/Rede Massa, você conhece? Dê um pulo aqui nas noites de quarta à sexta para comer uma costelinha e nos conhecemos pessoalmente! Se quiser venha na feijoada no sábado que também nos falamos, só não estou no almoço de segunda a sexta pois trabalho fora.
Abs!
flgteixeira- Piloto de velocípede
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