CITYCOM 300I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

2 participantes

Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por Alexandre PRO Sex Jun 16, 2017 2:03 pm

Pessoal,

Estou com um problema de consumo de bateria na minha Citycom 2011/2012. A bateria é Moura e tem 1 ano de uso. Foi substituída apenas uma vez quando a YUASA (excelente por sinal) durou 5 anos.

Eu realizei testes com o multímetro e amperímetro. Após andar com a moto e chegar no estacionamento, ela está carregando normalmente mostrando no multímetro 12,53V e quando ligada variando/oscilando entre 12,59 e 15,70 volts. Essa variação está normal?

No amperímetro, fechando o circuito, desplugando o fio negativo da bateria e conectando as duas pontas de prova entre ele, percebi constou 3,2A. No guia de manutenção da moto (que pode ser encontrado na internet) é informado que até 1 amper de consumo quando desligada é permitido.

Então eu fiz um teste desplugando os conectores do farol (minha primeira dúvida pois era onde haviam feita a última manutenção trocando as lâmpadas da moto) e o consumo caiu para 0,4A.

Alguém já passou por isso e saberia dizer o que pode ser? Trocar as lâmpadas, etc.

Alexandre PRO
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Cajamar/SP
Idade : 43
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Re: Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por RMVilla Dom Jun 18, 2017 6:50 pm

Mais de 13,5v quando ligada indica problemas, no retificador ou estator. 15 é muito, pode dar problemas logo.

Fuga de corrente geralmente ocorre com alarmes. Quais lâmpadas você usou ao trocar? Se colocou acima de 35/35W, como alguns fazem colocando 55w, você está com sério risco de danos ao conjunto ótico e até risco de PT por incêndio (já vi 3 casos por culpa das lâmpadas de 55w).

Se a fuga está no circuito dos faróis, precisa ver se tem algo errado com o relé, se tem mau contato ou curto no circuito, e até se não tem alguma coisa ligada nesse circuito, tipo aqueles controles de portão ligados no lampejador, ou algum acessório ligado indevidamente no circuito dos faróis
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Re: Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por Alexandre PRO Seg Jun 19, 2017 12:22 pm

Obrigado Roberto,

A moto está toda original. Não tem alarme e nenhum acessório que consuma mais energia. As lampadas uma é Philips e outra Osram (não tinham duas unidades da Philips) ambas de 35W.

Uma correção quanto à amperagem medida é em mA e não A.

Fazendo uma conta rápida, mesmo consumindo 3,2 mA, como a bateria é 10Ah (Moura YTX12-BR) daria para deixar a moto desligada por 130 dias. Isso é um consumo alto?

Essa variação entre 12V e 15V é normal ou quando ligada o multímetro deveria cravar um valor de 14V, por exemplo?

A bateria, por ser Moura, é o problema original? Pois acabei de passar no mecânico da Dafra Lapa e ele disse que essa bateria não é boa e diagnosticou que o problema é na bateria.

O que eu fiquei surpreso é a bateria dar problemas com 1 ano apenas.

Alexandre PRO
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Cajamar/SP
Idade : 43
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Re: Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por RMVilla Seg Jun 19, 2017 10:47 pm

Sobre o consumo não sei avaliar pois não sou técnico.

A Moura não é original mas é boa, o que não é bom é esse mecânico da Lapa, fuja de lá que essa cc é fria! Já tivemos relatos de experiências péssimas lá, e eu mesmo já testemunhei oferta de peças de origem duvidosa.

É difícil tentar adivinhar o problema, ainda mais sem ver a moto e não sendo mecânico. Arrisco dizer que pode ter algum problema no regulador de voltagem.

Na minha nunca vi o voltímetro subir além dos 13,9.

O fato das lâmpadas serem diferentes, por si só, não deveria causar isso. Só é tiver algo errado com elas ou com os conectores.

Se puder, leva pra uma segunda opinião na New Point.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Re: Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por Alexandre PRO Ter Jun 20, 2017 4:34 pm

Hoje eu passei na New Point.

Realmente o atendimento é diferenciado.

Fizeram uma análise geral avaliando os conectores passando desengripante nos conectores.

Resultado final foi apenas a bateria com problema.

Pelo som do motor, o mecânico identificou que o motor de arranque deve estar meio travado e com isso exige mais da bateria no arranque desgastando mais e diminuindo a durabilidade da mesma.

Alexandre PRO
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Cajamar/SP
Idade : 43
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada Empty Re: Fuga de energia / corrente da bateria quando a moto está desligada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos