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SOLUÇÃO PARA TIRAR O TREME-TREME DE SUA CITYCOM

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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 12:41 pm

Bom dia a todos,tenho o prazer de informar que consegui tirar o TREME-TREME (SHIMAR ) da minha Citycom.Irei relatar com detalhes as providências que tomei para acabar com isso.....

1º lugar: Ajustei a caixa de direção,pois com esse nosso piso "tapete" sempre criará folga,isso ocorre com o tempo agravando-se devido aos buracos e o desgaste do pneu dianteiro caso sua roda empenar ou entortar.

2º Lugar: Efetuei o balanceamento das rodas,em um sistema Estático que é mais preciso que as conhecidas máquinas automáticas que todos nós as conhecemos.

3º Lugar: Após efetuado todas as correções,efetuei a troca de pesos do guidão,experimentando várias gramaturas até obter o ponto de equilíbrio desejado com a instalação de pesos da linha Kawasaki da moto ER6N com 437Gr de cada lado.Com isso a frente ficou mais pesada e segura não alterando a estabilidade ou dirigibilidade.

4º Lugar: Efetuei testes em vários pisos com diferença de pavimentação para sentir se haveria alguma alteração e é claro em baixa,média e alta velocidade 135km/H, para minha surpresa comportou-se como eu estava pensando,muito segura e confortável.

5 Instalamos jogo de pesos internos para guidão do modelo utilizado pela Honda Hornet.

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By pecorarineto at 2012-08-06

Todos os testes que fiz,foi acompanhado por meu técnico aqui da revenda kawasaki em que trabalho pois desde o começo em que relatei o que estava ocorrendo,havia comentado que o "problema" seria a falta de lastro na parte dianteira da Citycom,desgaste irregular do pneu,folga da caixa de direção,roda com problema de alinhamento ou empenada,etc.

Atenção: Com instalação de Baú a conversa é outra,teste com e sem para observar o comportamento,antes de efetuar as alterações teste com garupa para que seja observado o ponto de equilíbrio.Todas as Motos ou Scooters tem características diferentes com soluções diferenciada para cada caso..


Desculpem esqueci de relatar que substituí as manoplas para simples estética....Postarei fotos aqui mesmo do conjunto.....

cheers


FOTO DO CONJUNTO:

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By pecorarineto at 2012-06-27



Última edição por Frederico em Seg Ago 06, 2012 10:47 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Marcelo Beu Qua Jun 27, 2012 1:21 pm

Fred, vc alterou a regulagem da suspensão traseira. Na última revisão pedi para alterar da posição 3 (regulagem de fábrica) para a posição 2 (mais dura). Como pego estrada todos os dias, senti que esta regulagem deixa a moto mais firme e no caso do treme treme tb deve ajudar Basketball
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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 3:36 pm

beum escreveu:Fred, vc alterou a regulagem da suspensão traseira. Na última revisão pedi para alterar da posição 3 (regulagem de fábrica) para a posição 2 (mais dura). Como pego estrada todos os dias, senti que esta regulagem deixa a moto mais firme e no caso do treme treme tb deve ajudar Basketball

Olá meu amigo,na realidade eu já havia regulado para um grau a mais e mesmo assim ela Shimava muito pouco,então resolvi verificar os itens que descrevi.Na verdade desde que eu peguei a minha eu havia notado um pouco o Treme-Treme,como era bem suave eu deixei rodar uns 1.000km para tudo ajustar e ai comecei a ler aqui no forum os "problemas" relatados sobre a Shimação.Minha moto não tem baú pois este acessório ajuda bastante shimar em qualquer moto.

Abraço


Última edição por Frederico em Qua Jun 27, 2012 9:29 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por vitroles Qua Jun 27, 2012 5:16 pm

Frederico boa tarde.

Na sua opinião qual dos procedimentos teve a maior responsabilidade para a solução do problema?

Teria como dar mais detalhes do balanceamento estático? Alterou muito a dimensão ou o posicionamento do contrapeso que a Dafra colocou na roda? Onde você fez esse serviço?

No caso da caixa de direção como foi o ajuste? Seria um reaperto?



Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

Att,

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Mensagem por RMVilla Qua Jun 27, 2012 8:00 pm

beum escreveu:Fred, vc alterou a regulagem da suspensão traseira. Na última revisão pedi para alterar da posição 3 (regulagem de fábrica) para a posição 2 (mais dura). Como pego estrada todos os dias, senti que esta regulagem deixa a moto mais firme e no caso do treme treme tb deve ajudar Basketball

Marcelo, não entendi isso, eu achava que a regulagem 1 era a mais macia e a 4 a mais dura, mas o que você falou foi o contrário.

Pedi pra CC me entregar a moto com a regulagem no 2 (aparecem 2 "bolinhas" em cada suspensão traseira). To achando que ela pula demais nas ruas esburacadas e nas de paralelepípedos daqui de Santo André. Como devo regular?
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Mensagem por Eduardo Laure Qua Jun 27, 2012 8:17 pm

Frederico
Boa noite
Quanto custou a manopla e o peso que vc colocou ? Consegue com preço de especial ?
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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 9:01 pm

vitroles escreveu:Frederico boa tarde.

Na sua opinião qual dos procedimentos teve a maior responsabilidade para a solução do problema?

Teria como dar mais detalhes do balanceamento estático? Alterou muito a dimensão ou o posicionamento do contrapeso que a Dafra colocou na roda? Onde você fez esse serviço?

No caso da caixa de direção como foi o ajuste? Seria um reaperto?



Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

Att,

João Victor

Olá Victor,tudo bem com você ? Espero que sim.Respondendo suas perguntas,tudo foi significativo para solução do "problema" comecei em reapertar a caixa de direção pois ao meu ver não é um problema de peça ou do material, com o tempo e ajuda do nosso piso maravilhoso do Brasil ela está fadada a dar folga ou soltar,então comecei por este item,quanto ao restante,como trabalho em uma revenda da Kawasaki,ficou mais fácil ter um parecer dos mecânicos ( Técnicos ) pois modéstia parte tenho um deles que conta com extrema experiencia que hoje em dia muitos são trocadores de peça e este cara,tenta solucionar o problema.Quanto ao balanceamento estático é um tipo de máquina que não é automática como as que conhecemos,é manual e indica com mais precisão onde posicionar o peso (CHUMBO) na rodagem ou roda, este serviço foi executado onde trabalho,o restante foi a paciência e dicas dos mecânicos que fui ajustando.Más atenção,cada caso é um caso como já havia descrito,as vezes para seu caso o que fiz não servirá pois cada uma tem comportamento diferenciado.

Obrigado
Frederico
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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 9:13 pm

RMVilla escreveu:
beum escreveu:Fred, vc alterou a regulagem da suspensão traseira. Na última revisão pedi para alterar da posição 3 (regulagem de fábrica) para a posição 2 (mais dura). Como pego estrada todos os dias, senti que esta regulagem deixa a moto mais firme e no caso do treme treme tb deve ajudar Basketball

Marcelo, não entendi isso, eu achava que a regulagem 1 era a mais macia e a 4 a mais dura, mas o que você falou foi o contrário.

Pedi pra CC me entregar a moto com a regulagem no 2 (aparecem 2 "bolinhas" em cada suspensão traseira). To achando que ela pula demais nas ruas esburacadas e nas de paralelepípedos daqui de Santo André. Como devo regular?

Olá RMVILA,tudo bem com você,respondendo sua pergunta se você reparar nos amortecedores verá que existem alguns dentes intercalados,quanto mais você posicionar ou virar acho que é para esquerda,estará dando mais pressão na mola e para direita nenos,isso somente alterará a pressão da mola pois o eixo do amortecedor permanecerá estável,na minha eu ajustei somente um dente para cima pois para mim ela ficou no ponto,cada um deve regular do seu jeito da forma que sinta-se confortável.Se você está achando que está pulando,baixe um dente e experimente pois só assim poderá ajustar de uma forma que ficará confortável para você e sua garupa.

PS: Consulte o manual do proprietário pois acho que mostra como alterar a posição.Tem que ter uma chave para isso......
Frederico
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Mensagem por vitroles Qua Jun 27, 2012 9:26 pm

Frederico escreveu:
vitroles escreveu:Frederico boa tarde.

Na sua opinião qual dos procedimentos teve a maior responsabilidade para a solução do problema?

Teria como dar mais detalhes do balanceamento estático? Alterou muito a dimensão ou o posicionamento do contrapeso que a Dafra colocou na roda? Onde você fez esse serviço?

No caso da caixa de direção como foi o ajuste? Seria um reaperto?



Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

Att,

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Olá Victor,tudo bem com você ? Espero que sim.Respondendo suas perguntas,tudo foi significativo para solução do "problema" comecei em reapertar a caixa de direção pois ao meu ver não é um problema de peça ou do material, com o tempo e ajuda do nosso piso maravilhoso do Brasil ela está fadada a dar folga ou soltar,então comecei por este item,quanto ao restante,como trabalho em uma revenda da Kawasaki,ficou mais fácil ter um parecer dos mecânicos ( Técnicos ) pois modéstia parte tenho um deles que conta com extrema experiencia que hoje em dia muitos são trocadores de peça e este cara,tenta solucionar o problema.Quanto ao balanceamento estático é um tipo de máquina que não é automática como as que conhecemos,é manual e indica com mais precisão onde posicionar o peso (CHUMBO) na rodagem ou roda, este serviço foi executado onde trabalho,o restante foi a paciência e dicas dos mecânicos que fui ajustando.Más atenção,cada caso é um caso como já havia descrito,as vezes para seu caso o que fiz não servirá pois cada uma tem comportamento diferenciado.

Obrigado


Frederico obrigado por responder minhas dúvidas.

no caso da minha scooter é bem sutil e em algumas situações, mas a vibração existe. Não tenho bauleto.
No fds vou tentar conversar com um especialista em rodas de moto, fica na rua João Ramalho-SP é um senhor com bastante experiência. Qlq novidade eu posto aqui.

Att,
João Victor.

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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 9:27 pm

Eduardo Laure escreveu:Frederico
Boa noite
Quanto custou a manopla e o peso que vc colocou ? Consegue com preço de especial ?

Olá Eduardo,tudo bem com você.....

Na verdade eu não gastei nada nas manoplas,foi um presente de um cliente e os pesos consegui na faixa pois trabalho em revenda kawasaki.

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Mensagem por Frederico Qua Jun 27, 2012 9:51 pm

vitroles escreveu:Frederico boa tarde.

Na sua opinião qual dos procedimentos teve a maior responsabilidade para a solução do problema?

Teria como dar mais detalhes do balanceamento estático? Alterou muito a dimensão ou o posicionamento do contrapeso que a Dafra colocou na roda? Onde você fez esse serviço?

No caso da caixa de direção como foi o ajuste? Seria um reaperto?



Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

Att,

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Segue link balanceamento estático

https://www.youtube.com/watch?v=Vf_MFrsBS_k
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Mensagem por Rodrigo_V_U Seg Jul 02, 2012 5:02 pm

a minha "shima" pra kct ......

mas 473gr em cada lado é coisa, ein?

acho que o peso original tem umas 200Gr por lado, nao?

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Mensagem por Frederico Qua Jul 04, 2012 10:04 pm

Rodrigo_V_U escreveu:a minha "shima" pra kct ......

mas 473gr em cada lado é coisa, ein?

acho que o peso original tem umas 200Gr por lado, nao?


É isso sim 473gr pois só assim consegui.Agora,vou enviar para Dafra para que os caras alterem ou verifiquem as rodas e o conjunto.
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Mensagem por Rodrigo_V_U Qua Jul 04, 2012 10:08 pm

estava reparando, os pesos de chumbo da roda dianteira ficam bem pra lateral do aro ....... sera que se reposicioná-los mais pro centro faz diferença?

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Mensagem por Frederico Qui Jul 05, 2012 10:54 am

O ideal seria fazer um novo balanceamento para tirar a dúvida,faça por partes,roda,bengalas,caixa direção,peso guidão.Cada caso é um caso.Faças os testes com o baú instalado caso o tenha,até bagageiro pode afetar,mesmo com um peso insignificante.
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Mensagem por Cazeh Qui Jul 05, 2012 11:01 am

não faz, oque manda mesmo é se o balanceamento esta bem feito. Mas o negocio é descobrir o preço destes pesos da ER6 e se forem compraveis pegar um par para testar.
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Mensagem por Eduardo Laure Qui Jul 05, 2012 8:52 pm

Sou da mesma opiniao do Cazeh e fiz a pergunta sobre o preço quem sabe sendo interessante ou no atacado entraria no bolão
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Mensagem por vitroles Seg Jul 16, 2012 9:07 pm

Galera boa noite.

Este sábado andei em uma Citycom de test drive com aproximadamente 200km. Tentei diversas vezes verificar a vibração e nda, mesmo em pavimento ruim, a moto se comporta de forma normal, totalmente diferente da minha. A única diferença entre as duas motos fora a KM era que na da loja a quantidade de contra peso mto menor, apenas um chumbinho, na minha tem uns 4 ou cinco. Não me lembro a gramatura agora, mas era bem menor.

Rodrigo_V_U: Eu tenho a mesma dúvida que você, se na fábrica foi feito balanc dinâmico é muito estranho colocar so em um dos lados (só esquerdo no meu caso). Agora se foi feito o estático o contra peso deve estar na linha do centro de massa do conjunto (normalmente no centro da roda mesmo). Frederico no seu caso você colocou o chumbo onde?

Abraços,
João Victor.

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Mensagem por Frederico Qua Jul 18, 2012 5:46 pm

vitroles escreveu:Galera boa noite.

Este sábado andei em uma Citycom de test drive com aproximadamente 200km. Tentei diversas vezes verificar a vibração e nda, mesmo em pavimento ruim, a moto se comporta de forma normal, totalmente diferente da minha. A única diferença entre as duas motos fora a KM era que na da loja a quantidade de contra peso mto menor, apenas um chumbinho, na minha tem uns 4 ou cinco. Não me lembro a gramatura agora, mas era bem menor.

Rodrigo_V_U: Eu tenho a mesma dúvida que você, se na fábrica foi feito balanc dinâmico é muito estranho colocar so em um dos lados (só esquerdo no meu caso). Agora se foi feito o estático o contra peso deve estar na linha do centro de massa do conjunto (normalmente no centro da roda mesmo). Frederico no seu caso você colocou o chumbo onde?

Abraços,
João Victor.

Desculpem pela demora.O peso foi colocado na lateral pois era o local onde a "maquina" mostrou.Fiz uma reclamação formal para Dafra em relação a isso e como tenho outros amigos que tem a City,notei que uma delas não Shima além de ser mais estável que as outras.Tem alguns proprietários que a Dafra efetuou a troca da roda e pneus,assim que eu tiver uma resposta,posto.

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Mensagem por hugobci Seg Fev 18, 2013 3:46 pm

Uma coisa que eu reparei que ajuda a "shimação" da city é que temos sobre o guidão a carenagem e o para-brisas fazendo um peso ali...

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Mensagem por Serdi300i Sáb Fev 23, 2013 10:44 pm

Olá Brocks,

Como sugestão, eu adotei este procedimento e deu muito certo.

Além do balanceamento dianteiro, o mecânico acrescentou mais 10 ml de fuido hidráulico em cada bengala do garfo, o que deixou minha smigol mais firme para enfrentar os buracos, imperfeições, e na estrada em velocidade também ficou bem mais firme e comportada.
Valeu o trabalho!
Abraços,
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Mensagem por RMVilla Dom Fev 24, 2013 7:28 am

Oi Serdi, com quantos ml ficaram as bengalas? A capacidade máxima é de 140ml mas é aconselhável colocar somente 130 para evitar o rompimento do retentor em caso de pancadas muito fortes. Com 140 se cair num buraco e der uma batida muito forte, pode romper o retentor e acabar com vazamento.

É bom ver isso.
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Mensagem por Sergio Aguiar Dom Fev 24, 2013 9:57 am

Já que falaram dos pesinhos vou mencionar só agora por puro esquecimento. Há vinte dias atrás troquei meus pneus e tive que fazer o balanceamento. Minha surpresa foi que o técnico me mostro que as minhas estavam desbalanceadas e justamente por excesso daqueles pesinhos. Na de trás retirou um pesinhos mas a da frente, que tinha quatro ficou com um e meio. Fiquei com um pé atrás com o cara mas não é que a moto ficou perfeita. Claro que no meu caso foi associado à colocaçào dos pneus novos.
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Mensagem por renato_furnas Seg Fev 25, 2013 10:44 am

Se trocou o pneu vc perde o balanceamento da roda, pode arrancar todos os pesos e fazer um novo balanceamento.
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Mensagem por gabao Seg Mar 18, 2013 1:43 pm

Alguém aqui já fez este balanceamento ??? fiquei sabendo q este trabalho custo uns R$ 300,00... afff, correto isto???
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