Tem que amaciar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tem que amaciar?

Mensagem por Marcio F. em Ter Nov 27, 2012 8:42 pm

Pessoal, tenho dúvida se precisa amaciar a moto nova. Antes de pegar a minha, em pesquisas de internet, achei um manual da Citycom (Europeu) que "mandava" andar a menos de 100 km por hora até os 1.000 KM rodados. Quando peguei a moto na CC, perguntei a vendedora que não soube responder. Confiei que ia ler no manual brasileiro mas não achei nada sobre isso. Eu acho que não precisa, mas alguém saberia passar melhores informações? A moto tá com 200 kms agora. abs.
Marcio F.
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Paulo

Re: Tem que amaciar?

Mensagem por RMVilla em Ter Nov 27, 2012 9:19 pm

A minha andei na manha nos primeiros 500km, e depois em um dia só andei mais 500km na estrada a 140.
Não aconteceu nada....
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté

Personagem
Scooter: 5

Mensagem por antonio cruz 1811 em Ter Nov 27, 2012 10:13 pm

Tive umas dicas de um engenheiro e ele falou q todos os motores vem pre amaciados de fabrica porem sem peso, entao é recomendado nao forçar nos primeiros km e acelerar gradativamente e na estrada e sempre mudar a velocidade pra mais ou pra menos, isso ajuda as peças do motor a se ajustarem melhor no motor e nao ter problemas futuros.
antonio cruz 1811
Candidato a Scooterista
Candidato a Scooterista

Masculino Localização Localização : sao paulo

Personagem

Mensagem por Sergio Aguiar em Ter Nov 27, 2012 11:15 pm

Na verdade o noss manual, na página 24 em seu terceiro quadro entitulado "Sugestão" fala assim:

" ... O primeiro mês ou os primeiros 1.000 quilômetros equivalem ao período de amacimento do motor e seus componentes..."

Aí há um erro na tradução que diz para não passarmos de 60 km mas na verdade seria 60 milhas, ou seja, 96 km (arrendondados para 100km)

Esse negócio de amaciamento é polêmico e já foi bastante discutido. No motonline tem uma matéria que pra mim fechou o assunto mas outros não concordam.

Resumindo: com os modernos métodos de usinagem dos diversos componentes metálicos os motores vêm com cada vez menos "microrebarbas" metálicas mas mesmo assim necessitam de um período para que estas microarestas se adaptem em cada contato metal-metal. É por esse motivo que a primeira revisão é feita justamente com 1.000 km pois nesse período estas microarestas foram "alisadas" (amaciadas) o que resulta em muitas microesquírolas metálicas soltas no óleo e se isso for se acumulando no óleo e girando pelo motor pode casar acúmulos em lugares indesejáveis.

Então, é necessário sim respeitar o manual e seguir o que ele recomenda mas sem terror. O que devemos fazer é respeitar esse motor nesses primeiros mil quilômetros e não ficar atingindo giros altíssimos e nem mantger um mesmo giro por tempo prolongado. O certo é ir acelerando aos poucos e ficar variando seu giro. Esse papo de pre amaciamento é folcore e é uma falsa noção que se tem pois todos os motores são ligados assim que feitos apenas para testar o correto movimentar das engrenagens mas longe de ser amaciado.

Vale salientar que se você tiver um problema no motor em garantia eles tem como passar seu chip pelo aparelho de diagnóstico e saber todos os giros dados pelo seu motor.

Cuidado com os folclores e "achismos" da rapaziada.

Abraço
Sergio Aguiar
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Goiânia

http://www.citycom.forumeiros.com

Mensagem por Sergio Aguiar em Ter Nov 27, 2012 11:33 pm

Aqui tem uma matéria: http://revista.webmotors.com.br/lancamentos/as-mentiras-da-rede/1334081722415

E aqui tem a que eu citei como a minha preferida sobre isso:

http://www.motonline.com.br/amaciamento/
Sergio Aguiar
Administrador
Administrador

Mensagem por Marcio F. em Ter Nov 27, 2012 11:48 pm

Obrigado a todos que responderam e pelos links. Realmente tem o quadro na pág 24 do manual e eu não vi... ainda bem porque eu ia acreditar nos 60 kms por hora (rs). Vou seguir os conselhos e andar na manha nesses primeiros 1.000 kms, apesar de pegar um pedaço da Rod. Castelo Branco (SP) diariamente para ir ao trabalho. Mas pelo que entendi, até dá para dar uma esticada de vez en quando para fugir dos caminhões hehe. Abs.
Marcio F.
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Mensagem por Sergio Aguiar em Qua Nov 28, 2012 8:14 am

É isso aí Márcio.
Sergio Aguiar
Administrador
Administrador

Mensagem por antonio cruz 1811 em Qua Nov 28, 2012 9:31 am

Li a materia muito boa, fiquei besta sobre os pneus, nao sabia sobre a importancia de ter os pneus da mesma marca por trabalharem em conjunto.
É isso ai sempre aprendendo.
Valeu!!!
antonio cruz 1811
Candidato a Scooterista
Candidato a Scooterista

Masculino Localização Localização : sao paulo

Personagem

Mensagem por roberto.bittencourt.12 em Sex Nov 30, 2012 1:09 am

Tive uma v-max 1200 uns 4 anos atrás, e no dia que fui comprar um pneu para ela, o traseiro tava escolhendo uma outra marca diferente do dianteiro e dai o mecânico
falou que não podia, porque tinha que ser da mesma marca e modelo, como desenho igual, e montado na direção certa, eu nem sabia disso, não sabia que tinha uma direção, ou seja o lado certo, dai reparando bem, ele me mostrou uma flecha, apontado para o lado, nossa, vejam só, é como você mesmo fala aqui, sempre aprendendo.é isso ai....
roberto.bittencourt.12
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : curitiba

Personagem

Mensagem por rubens caruso em Qui Maio 02, 2013 10:28 am

Opa, 60km/h é quase que ridículo. Agora não passar dos 100km/h nos primeiros 1000kms ai sim é mais realista né. A minha to fazendo o amaciamento na estrada... 80km/h (40% do tempo), 90km/h (50% do tempo) e beirando os 100km/h (10% do tempo) ficando um pouquinho em cada faixa de rotação.

Rodei 350kms em dois dias com ela fazendo este sistema. A moto está mais solta com certeza Very Happy Média impressionante de 28kms por litro.
rubens caruso
Scooterista mestre
Scooterista mestre

Masculino Localização Localização : Ibiuna-SP

http://www.ishindenshinaikidodojo.com.br

Mensagem por Marcos Costa em Qui Maio 02, 2013 8:45 pm

Eu tambem achei um certo absurdo nessa recomendação eu como todo bom brasileiro só fui ler mais atentamente o Manual depois de alguns km a frente jatinha andado un 500kms a 80km a 100km, foi quando fui ver no manual e me deparei com essa recomendação, fui atras do Manual e ingles tambem pensei que era erro de tradução mas vejam o texto original:-

Suggestion:

To maximize the scooter’s performance and prolong its life:

1. The first month or first 1000km is the wear- in period for the engine and components. Avoid rapid acceleration, and keep the speed below 60km/hr.

Tá lá escrito 60km/hr, apesar disso mantive os os 80km a 100km, eu a utilizo normalmente em estrada nessa velocidade já era muito dificil ficar longe dos onibus e caminhão. Mas de acordo com o Manual é isso mesmo 60km/hr.
Marcos Costa
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Campinas

Mensagem por Rodrigo_V_U em Qui Maio 02, 2013 10:48 pm

eu sai da concessionária em full throttle já

troquei oleo com 1000km e boas.

Rodrigo_V_U
Scooterista amador
Scooterista amador

Masculino Localização Localização : Curitiba

Mensagem por Marcelo Beu em Sex Maio 03, 2013 12:53 pm

Eu tb já fui de cabo enrolado desde o primeiro dia. Pra falar a verdade só fiquei sabendo dessa recomendação pelo fórum. Na CC que comprei (MV Agusta), o vendedor falou muitas coisas menos sobre o amaciamento. Não deve ser tão crítico assim Basketball
A minha city já está com quase 30 mil km e até agora só foi troca de óleo, pastilha, correia dentada e nada mais
Marcelo Beu
Scooterista iniciante
Scooterista iniciante

Mensagem por rubens caruso em Sex Maio 03, 2013 1:51 pm

Acredito que realmente com a tecnologia atual de fabricação a necessidade de amaciamento, especificamente do motor é mínima.

Antigamente, devido ao equipamento e tecnologia usados na manufatura das peças de alto atrito do motor, as irregularidades, rugosidades e tolerâncias eram difíceis de serem mantidas dentro do limiar de segurança... Desta forma, havia sim a necessidade de um amaciamento correto por parte do usuário, sob pena de fundir ou estragar o motor.
rubens caruso
Scooterista mestre
Scooterista mestre

Masculino Localização Localização : Ibiuna-SP

http://www.ishindenshinaikidodojo.com.br

Mensagem por marcieljara em Sex Maio 03, 2013 3:18 pm

Nunca me esqueço um gênio de uma empresa de calçados da região queria "amaciar" um uno zero da fábrica e consegui fundir o motor com 400km.
marcieljara
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Ivoti

http://www.eureka.pro.br/

Mensagem por Marcos Costa em Sex Maio 03, 2013 4:00 pm

Manual é Manual acredito se está escrito em um Manual Técnico é porque teve um monte de gente com capacidade tecnica para fazê-lo, cabe a nós duas coisas seguir e pedir indenização se alguma coisa acontecer ou arriscar e arcar com o prejuizo.
Marcos Costa
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Campinas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: