DUVIDA DE MECANICA

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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por drjuniorsp em Dom Set 29, 2013 6:56 pm

Cordiais saudações!

Por que não seguir o manual da City? Na minha troquei com 1.000km, e agora com 2.700km esta perfeito ainda, na cor, na quantidade, etc. Vou de 3 em 3 mil K.
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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por birigui-77 em Dom Set 29, 2013 7:39 pm

Galera, uma coisa errada é achar que a cor escura do óleo é sinal de problemas, o que não pode haver no óleo são partículas metálicas, sugerira é comum pois o óleo serve para lubrificar e limpar o sistema.
Outra coisa e os especialistas que medem a viscosidade do a ponta dos dedos (frentista de posto são os campeões) ninguém tem viscosímetro na ponta do dedo, óleo mais viscoso ou menos viscoso varia conformo o que foi colocado...
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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por Anselmo em Qua Fev 19, 2014 10:08 pm

Tô com o RMVilla, troca de óleo de 3000 em 3000Km e usar sempre gasolina comum, apesar da gasolina brasileira ser uma porcaria.

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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por Tato Costa em Dom Maio 31, 2015 10:04 pm

Deixa e colocar óleo quente nesta conversa ...

Primeiro, óleo específico para moto possui uma referencia chamada Jaso MA e Jaso MA2 que serve para lubrificar motor com câmbio acoplados, cuja propriedade mantém a fricção dos discos e impede que a embreagem patine.

Segundo, assim com as Harley Davdson a City tem motor e transmissão separados e com lubrificantes próprios.
Assim, não entendo a razão ou justificativa de se usar óleo especifico para moto já que City não tem embreagem banhada a óleo (como as HD's)
Tanto que muita gente de HD usa óleo de motor diesel (pesquisem antes de rir), porque é um produto mais resistente ao aquecimento e todos sabem que HD gera muito calor ... ela é refrigerada a ar.
Existem relatos nos fóruns HD sobre diminuição de termina em regime de trabalho nas HD's que usam óleo diesel e mesmo de carros.
Não estou fazendo apologia para usar óleo de veículo diesel na City mas sim que a desnecessidade de óleo Jaso MA ou Jaso MA2 ... neste caso pode ser até de carro.

Ainda sobre o óleo do motor se observa no manual técnico em relação ao manual do proprietário, há conflito porque o primeiro recomenda óleo 0w50 e não 20w50.
Embora no Brasil a temperatura média seja maior do que em outros países da Europa, ainda assim um óleo 0w50 vai fluir melhor na partida a frio do que um 20w50.

Outra questão se observa no óleo da transmissão no manual técnico em relação ao manual do proprietário, o conflito de informações é que no primeiro se manda usar óleo 85w90 e no outro 140 ... quem entende um pouquinho vai perceber que o 140 é muito grosso o que acaba gerando mais peso na movimentação do sistema.
Sabe moto com cardã (Shadow 750, Drag Star, Boulevard 800 e 1500, etc) cujo câmbio é lubrificado com o mesmo óleo do motor 20w50 ???  Então todas usam no máximo óleo 90 (Hypoid) no cardã.
Desculpem os técnicos e engenheiros mas não acredito que o sistema de transmissão da City seja exigido com a mesma intensidade que um cardã.
Sustento o raciocínio acima afirmando que que NISSAN e MITSUBISH usam óleo 75w80 no sistema CVT dos eus veículos.
Quer mais ???   Ducato usa óleo 75w80 no câmbio.   E por ai vai.
Assim  usar 140 na City me parece exagero ... o mais razoável me parece a informação do manual técnico usar óleo 85w90 ... certamente deve haver ganho pela diminuição na resistência adicional do motor/transmissão para movimentar o óleo 140.

Posso até mudar de opinião desde que haja a incoerência do raciocínio ou impedimento técnico ... opiniões são bem vindas.

Aproveitando, até agora não entendi o motivo (ou interesse) para o conflito de informações contido nos manuais da City (técnico e rpoprietário) ... alguém pode esclarecer isso ???

Bem pessoal por enquanto é só ... e durmam com um barulho desses.

Tato Costa
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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por birigui-77 em Seg Jun 01, 2015 11:01 am

Tato meu camarada, 
com relação a óleo de motor Diesel em HD´s tem um pequeno equivoco, o manual está com um pequeno erro de tradução e interpretação,  com isto gerou algumas duvidas e digo pra vc (estou no forum HD também) que gerou o travamento de alguns motores por causa disto.
O que o manual original fala é que vc em emergência pode colocar óleo para motores Diesel mas assim que possível fazer a substituição para o recomendado.
Isto porque diferente do Brasil no USA HD é moto "barata" e muitos utilizam para longas viagens e as vezes em cidades pequenas não tem como trocar o óleo e só encontra oficinas ou postos de gasolina com mecânica de caminhões.
Então o proprietário coloca o óleo e roda até achar um local para substituir o danado

Com relação ao 0W50 ou 20W50 o W significa winter que quer dizer inverno então a nomenclatura 0 ou 20 é a temperatura de congelamento e ai vc tem razão que aqui no Brasil jamais teremos -20°C então o 0 pode ser usado sem problemas

Já o 50 é a temperatura (mas esta tem que ser transformada em tabelas) referente a viscosidade no quente que é medida com o tempo que o fluido neste caso óleo demora para escoar de um recipiente de teste.
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Re: DUVIDA DE MECANICA

Mensagem por RMVilla em Seg Jun 01, 2015 2:10 pm

Nossa, vou ter que refletir bastante sobre isso!
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Re: DUVIDA DE MECANICA

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