Curva de Torque e Potência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curva de Torque e Potência

Mensagem por dgrapiuna em Seg Fev 04, 2013 10:05 am

Olá!

Alguém já encontrou a curva de torque e de potência do motor da Citycom? Eu já conheço em quais rotações a motoneta atinge o pico de torque e potência, mas estou curioso para saber como essas grandezas se comportam em outras rotações.

Sinto que o projeto da moto não deve otimizar torque em baixas rotações, visto que a marcha lenta já ocorre a quase 2mil giros e quando a moto está em movimento constante ou acelerando, a menor rotação que percebo é perto de 4mil. Se eu souber a curva de torque acho que posso escolher melhor modificações, como troca de roletes do CVT.

Abraço!

dgrapiuna
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Belo Horizonte - MG
Idade : 34
Mensagens : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curva de Torque e Potência

Mensagem por Cazeh em Seg Fev 04, 2013 10:45 am

Bom, a curva não sei lhe dizer, mas se você roda dentro muito dentro da cidade pode colocar de 17g que fica ótimo. Alias se quiser fazer um teste ride na minha para ver a diferença, estou a disposição.
avatar
Cazeh
Moderador Global
Moderador Global

Masculino Localização Localização : Belo Horizonte
Idade : 42
Mensagens : 1792

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curva de Torque e Potência

Mensagem por THUNDER 300i em Qua Mar 27, 2013 6:44 pm

Caro [/i][/b]dgrapiuna[i]

A Potencia máxima da City é de 23cv a 7.500 rpms o torque máximo próximo de 2.35 kgfm a 5.500 rpms . Devemos levar em conta que a relação Peso x Potencia da City é alta (7,9kg/CV) comparado com outras motos da mesma cilindrada (no caso da Fazer (6,6Kg/CV) ou CB300 (5,4Kg/CV) ) , para se ter uma ideia a Burgman400 tem uma relação Peso x Potencia de (6,2Kg/CV) mas tudo bem que a Burgman400 é mais potente e tem maior torque (34CV a 7.300 rpms e torque de 3,63Kgfm a 5.800 rpms) mas ela é bem mais pesada ...em torno de 211 kilos .

A comparação é para esclarecer que no caso da City apesar das características de seu motor ser parecido com o da Fazer e a CB300 ela é bem mais pesada (182klos) e ainda conta com um cambio CVT que normalmente tem respostas mais lentas do que um cambio convencional .

Para se ter um bom aproveitamento em aceleração , alem de estar sempre com o CVT em ordem e revisado basta evitar de "Virar o Cabo"..
pois esta ação, retarda o melhor aproveitamento da "Curva de Torque e Potencia"sendo que se você acelerar progressivamente o efeito "Subir de Giro" , será mais rápido e constante....

Isso é uma característica dos scooters de pequena e média cilindrada , existem outros fatores técnicos há serem observados mas ai é outra história .....

Em relação aos Kits de performance estes são validos e bem eficientes . embreagem ,roletes, escape full , e gerenciadores de ignição e ECU seriam bem vindos....mas com certeza o custo seria muito alto....não sei se valeria apena....eu faria uma pesquisa e avaliaria a melhor opção...talvez só os roletes....quem sabe ....seria suficiente para melhorar há aceleração ....

Abs..espero ter ajudado.....
avatar
THUNDER 300i
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SAMPA
Idade : 54
Mensagens : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curva de Torque e Potência

Mensagem por Rodrigo_V_U em Qua Mar 27, 2013 6:52 pm

com base nos pontos de potencia e torque máximos, eu "estimei" a curva, como segue


e trocar roletes por Dr Pulley de 17gr é bem barato, coisa de cento e poucos reais

Rodrigo_V_U
Scooterista amador
Scooterista amador

Masculino Localização Localização : Curitiba
Idade : 41
Mensagens : 721

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curva de Torque e Potência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum