CITYCOM 300I
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CVT - Transmissão Variável de Velocidade (Funcionamento)

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Mensagem por rubens caruso Ter Abr 30, 2013 8:54 am

Ola Pessoal, como não encontrei um tópico específico sobre o funcionamento CVT criei este para ir agregando informações. Administradores, caso já exista tópico relativo sobre o assunto lamento a postagem e podem relocar as informações para o devido local caso alguma seja de interesse.




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Transmissão CVT

Introdução




O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

CVT - Como imaginado por Leonardo Da Vinci:

CVT - Transmissão Variável de Velocidade (Funcionamento) 1110cvt4



A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

No mercado brasileiro temos já vários automóveis e motocicletas (scooters e cubs) como a Citycom 300i (SYM-Dafra), Burgman (Suzuki),, Neo (Yamaha) Lead (Honda), entre outros. Todos equipados com o câmbio CVT. O que diferencia um câmbio automático do manual? Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente.

Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

Qual a diferença entre os câmbios automáticos de engrenagem e o CVT ? Diferente das caixas automáticas
tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.


Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que
aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT ; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão
e a polia conduzida fosse a coroa da moto.

CVT - Transmissão Variável de Velocidade (Funcionamento) A-transmissao-cvt-4

Cronologia do Cambio CVT em Automóveis:


1490 - Leonardo Da Vinci faz um esboço de uma transmissão contínua variável sem degraus


1886 - Registrada a primeira patente de CVT toroidal

fonte original: motonlinersul.orgfree.com fonte secundária: www.portalsaofrancisco.com.br
Alterações livres para ajustar o contexto: Rubens Caruso Jr.


Última edição por rubens caruso em Qua maio 01, 2013 6:16 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por RMVilla Ter Abr 30, 2013 9:47 pm

Legal, Rubens, é sempre bom entendermos a técnica por trás dos produtos que usamos.

Só não concordo muito com o que o pessoal no vídeo afirma, eles falam como se o CVT não fosse grande coisa, e o consumo maior é bem questionável.....
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Mensagem por rubens caruso Qua maio 01, 2013 12:17 am

RMVilla escreveu:Legal, Rubens, é sempre bom entendermos a técnica por trás dos produtos que usamos.

Só não concordo muito com o que o pessoal no vídeo afirma, eles falam como se o CVT não fosse grande coisa, e o consumo maior é bem questionável.....

Verdade, peguei este vídeo temporariamente Roberto também não achei muito confiável . Vou aproveitar amanhã e tentar encontrar um com melhor qualidade ai já troco Surprised
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Mensagem por rubens caruso Qua maio 01, 2013 6:20 pm

Ok pessoal, achei um vídeo mais interessante sobre o funcionamento do sistema CVT e mais confiável tecnicamente, inclusive teste com gráfico de aproveitamento. Acabei de atualizar no primeiro poste cheers
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Mensagem por renato_furnas Sex maio 03, 2013 2:01 pm

Temos tambem o SECVT usado na Burgman 650 e em alguns carros, onde a variação da polia é controlada eletronicamente e utiliza um motor elétrico ao invés de roletes para variar a polia o que permite a Burgman 650 3 modos de pilotagem, o D (drive), power mode (ela trabalha com a curva de potencia mais alta, ou seja, trabalha com RPM mais alto) e o sequecial tambem conhecido como tip tronic de 5 velocidades mais um O/D (over drive).

Outro detalhe é que a Burgman 650 usa embreagem de discos humidos ao invés de centrifuga como dos demais scooters.

CVT - Transmissão Variável de Velocidade (Funcionamento) Burg650-DriveCVT

CVT - Transmissão Variável de Velocidade (Funcionamento) 0608-suzuki-burgman650-008

Reparem que na Burgman 650 o CVT fica do lado direito e posicionado em baixo do assoalho do pé do piloto e nao do lado esquerdo como muitos pensam igual aos demais scooters.

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Mensagem por rubens caruso Sex maio 03, 2013 2:16 pm

Beleza Renato, não conhecia este sistema empregado no Burgman 650.
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