POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
ATENÇÃO A TODOS!!!!
Minha citycom está com 900 km e soltou a porca da polia de acionamento do CVT!
A mesma não é auto travante e também não tinha sinal de liquido trava rosca! Ao soltar danificou a polia de acionamento, correia, e junta de vedação.
Sugiro a todos mandarem verificar o aperto da mesma preventivamente E MANDAR COLOCAR "TRAVA ROSCA LIQUIDO", que deve ser de 10,5 kg, para evitar prejuízos maiores!!
Minha citycom está com 900 km e soltou a porca da polia de acionamento do CVT!

A mesma não é auto travante e também não tinha sinal de liquido trava rosca! Ao soltar danificou a polia de acionamento, correia, e junta de vedação.
Sugiro a todos mandarem verificar o aperto da mesma preventivamente E MANDAR COLOCAR "TRAVA ROSCA LIQUIDO", que deve ser de 10,5 kg, para evitar prejuízos maiores!!

Romão- Piloto de velocípede
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Localização : Pinhais Paraná
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Eita, lá vem a famosa montagem da dafra....
RMVilla- Administrador
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Pelo menos tá na garantia ainda, pelo visto... Romão, não vejo necessidade do trava rosca líquido. Pelo visto foi erro de montagem na sua: nunca ouvi dizer que essa polia afrouxava
joel.quarenta- Candidato a Scooterista
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Mensagens : 180
Personagem
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
O meu maior medo é que eles deixem mais coisas soltas! Na primeira volta com a oto zero, percebi que dos "CINCO" parafusos que fixam o para-lamas dianteiro, "DOIS" apenas estavam no lugar e bem soltos. A capa de proteção do escapamento também estava solta e faltava um parafuso da carenagem frontal, ou seja em tudo que foi "REVISADO" pela concessionária para entrega da moto, "TUDO" apresentou falha de Mão de Obra. Quando levei a moto para o reparo, acompanhei a desmontagem para ver o que realmente estragou. O mecânico estava tentando "ARRANCAR" tampa lateral do CVT sem tirar "DOIS" parafusos restantes. Por maior boa vontade e conhecimento que se tenha, é necessário ter "BOM SENSO" e supervisão, para não detonar ao invés de consertar algo. Na realidade não vejo a hora de que acabe a garantia para nunca mais ter que levar a moto na concessionária, e digo mais, isso não é só DEMÉRITO da DAFRA, trata-se de uma situação nacional em termos de prestação de serviço técnico, supervisão, gerenciamento e direção das empresas, onde se remunera muito mal o profissional e se investe ABSOLUTAMENTE NADA em treinamento e ainda cobram RESULTADOS, só que nestes casos são os DESASTRES!
Romão- Piloto de velocípede
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Localização : Pinhais Paraná
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
É verdade Romão,
O desconhecimento e falta de treinamento dos mecânicos da Dafra em relação a Citycom é bem gritante. Teve um mecânico da CC que me disse que o farol da City não tinha como regular...daí vc vê.
Estou até aliviado de ter perdido a garantia da minha.
Abraço!
O desconhecimento e falta de treinamento dos mecânicos da Dafra em relação a Citycom é bem gritante. Teve um mecânico da CC que me disse que o farol da City não tinha como regular...daí vc vê.
Estou até aliviado de ter perdido a garantia da minha.
Abraço!
AndreRJ- Piloto de velocípede
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Localização : Rio de Janeiro
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Como falei, se existisse bom senso, o "MECHÂNICO" leria pelo menos o manual de serviço "antes" de começar a desmontagem. Tenho uma TR4 e levei na concessionária para revisão de km e simplesmente colocaram óleo "semi sintético" na caixa de câmbio, sendo que o correto é "100% sintético", e foi um parto para provar para todos os envolvidos que estavam errados, e estamos falando de uma revisão no valor de R$ 1.400,00 de um carro Japonês, porém é "fabricado/ montado" com concessão da marca por um terceiro, tipo assim, DAFRA... Fui mecânico automotivo por DEZ anos e trabalhei no setor por mais de 19 anos após o fechamento da minha oficina e nunca botei a mão sem ter certeza absoluta, antecipadamente, de que tinha todas as ferramentas corretas e de sabia a posição de montagem de todos os todos os componentes, isso tudo sem internet, na época tinha que recorrer a conhecidos em concessionárias e aos gloriosos professores do SENAI para consultar manuais, bons tempos...
Romão- Piloto de velocípede
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Localização : Pinhais Paraná
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
A propósito, gostaria de colocar as fotos do estrago mas não sei como fazer, alguém poderia ajudar-me?
Romão- Piloto de velocípede
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Localização : Pinhais Paraná
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
olha, pelo que imagino, o cjtoMOTOR-CVT deve vir montado de Taiwan, duvido muito que seja montado aqui.
e 10,5kg de torque é pouco. o manual em ingles indica 12kgf .... nas vezes que desmontei, apliquei 13kg e nunca soltou e nem precisei de trava química.
e 10,5kg de torque é pouco. o manual em ingles indica 12kgf .... nas vezes que desmontei, apliquei 13kg e nunca soltou e nem precisei de trava química.
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
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Localização : Curitiba
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
O manual de serviço postado aqui e em português indica de 08,5 a 10,5 kg, quanto a torques maiores não sei se o eixo e a rosca foram projetados para suportar mais, mas por ter um pouco de experiência em mecânica, eu vou aplicar na minha moto os 10,5 kg de torque com umas gotinhas de trava rosca, pois o trava rosca não danifica a mesma, garante a soltura da porca quando necessário e dará mais segurança quanto a futuros afrouxamentos por vibração, ocasionada da rotação do motor. Em vias de regra, qualquer torque, em qualquer parafuso ou rosca, acima de um limite pré estabelecido, pode acarretar algum dano na rosca/ porca ou do eixo/ parafuso, devido a tensão naquele ponto e geralmente por serem de materiais diferentes um do outro. Sempre opto pela prudência. A título de exemplo, lógico que em proporções diferentes, o parafuso que segura a polia da correia do ar condicionado e alternador do virabrequim da Pajero TR4, que tem uma bitola quase duas vezes maior e rosca bem mais fina e que também desconheço detalhes químicos da dureza do aço, aplica-se 30 kg de torque e vem de fábrica com trava química, por estar na ponta do eixo do virabrequim, e por receber vibrações constantes dos ciclos do motor. Por favor, não estou aqui querendo dar aula a ninguém, somente tento transmitir algumas informações que julgo relevantes, já que é tão rara mão de obra confiável neste país. Um abraço a todos!
Romão- Piloto de velocípede
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Localização : Pinhais Paraná
Idade : 55
Mensagens : 30
Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
interessante, olhei tanto o manual brasileiro quanto o gringo e ambos falam em 10,5kgf.
acho que li uns textos e vídeos de gnete falando em 12-13kgf.
eu tenho ido ai nos 12-13kg e está tudo ok, sem trava química.
apertando o torquímetro, 10kg sem trava (nenhum dos dois manuais fala em trava) achei que está bem solto ainda....
acho que li uns textos e vídeos de gnete falando em 12-13kgf.
eu tenho ido ai nos 12-13kg e está tudo ok, sem trava química.
apertando o torquímetro, 10kg sem trava (nenhum dos dois manuais fala em trava) achei que está bem solto ainda....
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
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Localização : Curitiba
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
azulivre!
veja pelo lado bom, aliviou peso, hahahah
veja pelo lado bom, aliviou peso, hahahah
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
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Localização : Curitiba
Idade : 44
Mensagens : 721
Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
por gentileza, alguém ai sabe o numero das chaves pra soltar as porcas das polias pra trocar a correia cvt?
obrigado
obrigado
claudionor cruz- Piloto de velocípede
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Romão, é a pura verdade, a heterogeneidade entre as autorizadas Dafra é enorme. Aqui em Brasília (Suprema) e em São Paulo (New Point) elas parecem seguir um padrão melhor de qualidade em relação aos serviços e também à atenção oferecidos aos clientes. Falam muito bem também da revendedora em Goiânia.
É possível que essas peças sejam sim montadas em Manaus, por questões de alívio de espaço para menores gastos com frete. Também há o fato de que as peças vem de fornecedores diferentes em países diferentes, daí a necessidade da montagem ser feita aqui no Brasil...
É possível que essas peças sejam sim montadas em Manaus, por questões de alívio de espaço para menores gastos com frete. Também há o fato de que as peças vem de fornecedores diferentes em países diferentes, daí a necessidade da montagem ser feita aqui no Brasil...
Zevang- Candidato a Scooterista
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Localização : Brasilia-DF
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Chave para porca das polias primária e secundária do CVT: L 19 ou soquete 19.
Carvalho- Piloto de velocípede
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Scooter: 5
Ferramenta
Ainda que tardia aí vai a resposta: Chave L 19 ou soquete 19mm.claudionor cruz escreveu:por gentileza, alguém ai sabe o numero das chaves pra soltar as porcas das polias pra trocar a correia cvt?
obrigado

Carvalho- Piloto de velocípede
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Localização : Rio de Janeiro
Idade : 60
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Personagem
Scooter: 5
Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Alguem sabe dizer se a porca das polias para tirar é sentido horario ou anti horário?
carpediem- Piloto de velocípede
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Localização : São Paulo
Idade : 32
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Re: POLIA ACIONAMENTO CVT SOLTA!!!!
Para desaperto é o sentido anti horário!!carpediem escreveu:Alguem sabe dizer se a porca das polias para tirar é sentido horario ou anti horário?
Carvalho- Piloto de velocípede
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Localização : Rio de Janeiro
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Personagem
Scooter: 5
CITYCOM 300I :: DISCUSSÕES :: Mecânica :: Transmissão
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