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Um varidor por inéria e suas peculiaridades

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Mensagem por Rodrigo_V_U Dom Dez 09, 2012 7:26 pm

Pensava em como deve ser punk dimensionar e projetar um variador por inércia ..... o bicho tem muitos meandros que interferem em seu funcionamento.

começa em definiar as relações mínima e máxima de "marcha" que ele vai entregar, conforme a faixa de giro e curva de potencia/torque do motor e peso da moto

mas a parte mais difícil é deifnir COMO ele variará entre a mímnima e a máxima relação.

olhem tudo o que interfere nele:

- pesos: mais leves demoram mais pra fechar o CVT - mais giro e relação mais curta e vice-versa
- formato dos pesos: podem interferir na curva de variação, como é o caso do Dr Pulley, que não é redondo
- mola da polia da embreagem - mais carga dificulta a abertura do CVT- mais giro e relação mais curta e vice-versa
- molas entro da embreagem - mais carga seguram as sapatas e só acopla em giro mais alto
- angulo de inclinação das polias - mais "conicas " facilitam o fechamento do CVT, permitindo alungar a relaçào ... mais paralelas, dificultam o fechamento, mantendo a correia mais em relação curta
- formato das pistas por onde correm os pesos .... um dos pontos mais importantes, pois é justamente uma curva pra permitir subir de giro rápido em marchas curtas já que as pistas são mais paralelas ao eixo e depois fazem justamete uma curva forçando segurar o giro do motor a medida que a velocidade aumenta ... não sào pistas retas, sào curvas e o desenho dessa curva é fundamental pra definição da variação
- largura da correia, quanto mais fina a correia (desgastada), mais curta a relação
- comprimento da correia, quanto mais laceada (desgastada), mais curta a relação
- comprimento do cilindro por onde desliza o variador, quanto mais curto, mais longa a relação, pois aperta a posiçào inciail do CVT.
- distância entre os dois eixos, fundamental para saber o tamanho da correia a ser utilizada, pra que não fique curta ou comprida além do necessário, intervindo na marcha como citado acima.


o troço é complexo.

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Mensagem por Sergio Aguiar Dom Dez 09, 2012 8:09 pm

O que anda me deixando encafifado nem é isso, não sei em que você trabalha, Rodrigo, mas esta questão de engenharia eu sou apaixonado apenas como um leigo plus. Na prática, o que anda me deixando grilado é que não tem jeito de trabalhar com CVT querendo aumentar retomada e final sem mexer em motor.
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Mensagem por Rodrigo_V_U Dom Dez 09, 2012 10:37 pm

oi, sou eng mecanico, trabalho num grupo de concessionárias, mas como controller, acabei largando a parte técnica profissionalmente, fica mais como paixão, hehehehe

retomada ganha-se com a aceleração (roletes mais leves), mas velocidade final, infelizmente não vejo como melhorar, pois o motor está no limite da potência que ele consegue enrtegar ..... se vc alongar a relação dos roletes, o motor não terá força suficiente para atingir a potencia máxima em velocidade final.

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Mensagem por Sergio Aguiar Seg Dez 10, 2012 8:54 am

Me corrija se estiver falando porcaria mas o pessoal daqui me falou que para conseguir uma final maior só mexendo em pistão e cabeçote. Mas sei que aí iria diminuir a vida útil do motor.

É verdade?
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Mensagem por Rodrigo_V_U Seg Dez 10, 2012 9:01 am

a princípio, sim, tem que dar um jeito de fazer o motor entregar mais potencia, seja mexendo em taxa de compressão no cabeçote, aumentando a cilindrada do motor, turbinando-o, qquer coisa.


irá melhorar velocidade final no plano, mas em descida não mudará muito pois o CVT está totalmente aberto .... ai, só mexendo na relaçào de engrenagens que fica entre a embreagem e a roda.

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Mensagem por Sergio Aguiar Seg Dez 10, 2012 9:10 am

Valeu pela aula
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Mensagem por Cazeh Seg Dez 10, 2012 5:00 pm

Em fim Sérgio vai juntando uns trocados para o upgrade para a Burgmona, que na City não vale a pena gastar.
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Mensagem por Rodrigo_V_U Seg Dez 10, 2012 5:13 pm

voto como relator.

Sérgios, roletes no correio.


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Mensagem por Cazeh Seg Dez 10, 2012 5:28 pm

Presente de natal a caminho Smile. Tem gente que nem vai dormir esta semana.
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Mensagem por Sergio Aguiar Seg Dez 10, 2012 9:49 pm

Huauauhau ainda mais que após os 9.000 km senti minha city com o motor mais solto.

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