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Mensagem por antonio.araujo.3517563 Ter Out 22, 2013 2:16 pm

Senhores boa tarde,
 
Troquei a correia de transmissão com 21.000 km, já estava apresentado trepidação (somente na partida pela manha) desde os 19.000 km. Minha surpresa foi que a correia antiga, estava em perfeito estado de conservação, sem desgaste lateral, sem trincas e somente com um pó nas laterais.
Bem então porque trepidava. Acredito que ela estava vitrificada, como também deveria estar às polias. E se fosse feita uma boa limpeza (sem retirar a correia e nem as polias) na correia e nas polias, acredito que teríamos conseguido algo como + uns 10000 km.

 Por favor, comentem minha experiência e expectativa de rodagem (31000 km)

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Mensagem por marco antonio Qua Out 23, 2013 9:21 pm

mediu pra ver se estava laceada? , talvez o motivo da trepidação seja este a correia laceia e cria barriga ao acelerar pode dar chicoteadas

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Mensagem por RMVilla Qui Out 24, 2013 8:14 am

A minha troquei com 20mil e tb estava dentro da especificação, mas estava larga.

Já a limpeza deve ser feita a cada 6000 sob pena de poder travar as polias.
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Mensagem por oscar aw Seg Nov 25, 2013 5:00 am

Alguém tem detalhes como fazer a lubrificação das polias. pois com cinco mil e cc disse para trocar a correia que era o problema. depois de um mes de espera, foi trocado a correia, mas não era o problema. o problema e na lubrificação das polias. aqui a cc raça forte tem "preguiça" em fazer a lubrificação. na revisão de 9 mil, solicitei mas não fizeram ou não souberam. vou voltar e pedir para a outra pessoa que fez, fazer novamente.

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Mensagem por Romão Ter Dez 31, 2013 9:51 pm

Amigo, a trepidaçäo quando fria é normal, é ocasionada pelas sapatas do mecasnismo de tração, assim que você roda uns kms fica normal, não esquentem a cabeça!

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Mensagem por Adenir Qua Jan 01, 2014 8:31 pm

Romão escreveu:Amigo, a trepidaçäo quando fria é normal, é ocasionada pelas sapatas do mecasnismo de tração, assim que você roda uns kms fica normal, não esquentem a cabeça!
Romão, mas quando estava nova não trepidava. O que ocorre que não pode ser resolvido depois? Queria muito resolver este incomodo.

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Mensagem por Romão Qua Jan 01, 2014 9:54 pm

A minha faz esta trepidação desde os 2.000 km, hoje ela está com 4.800 km. Não sei se você conhece o mecanismo de tração, mas ele funciona como as sapatas de freio a tambor. Como o acoplamento da tração é suave, ocorre um certo "espelhamento" da superfície e quando o material da sapata, que é nada mais que uma lona igual a de freio, quando está frio não adere de imediato na aceleração inicial quando frio, ocasionando a trepidação. O meu mecânico tem mais de 20 anos de experiência, trabalhou mais de sete anos na Honda e é especialista em preparação de motos de competição, inclusive Scooters, foi ele que me deu esta explicação e quase todas as Scooters que ele teve apresentaram este tipo de problema, inclusive a sua novíssima PCX 150, isto ocorre principalmente nas de maior cilindrada. O que ameniza este desconforto é você segurar a moto nos freios, acelerar simulando algumas arrancadas suavemente. Desta forma você está gera o atrito das sapatas, aquecendo as mesmas, porém tem a desvantagem de desgastar prematuramente as mesmas. O que eu faço na minha para não sentir este desconforto é arrancar um pouco mais rápido quando ela está fria, desta forma não dá tempo para as sapatas ficarem na indecisão de acoplar ou não. Não sou especialista, só tenho bastante conhecimento em mecânica automotiva e estou repassando a informação de um excelente e competente mecânico de motos que conheço a dez anos. Espero ter ajudado, um abraço.

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Mensagem por RMVilla Qua Jan 01, 2014 10:07 pm

De fato não tem como eliminar, mas da pra atenuar bastante.

A campana da embreagem fica muito lisa com o tempo, então uma lixada nela ajuda bastante. As sapatas também costumam vitrificar com o tempo, então tem que lixar elas também.

A limpeza do conjunto do CVT ē importante pior com o funcionamento, o movimento centrífugo dos eixos das polias faz com que a graxa que os lubrifica seja expulsa e acabe grudando por todo o CVT, e uma parte as vezes acaba na campana da embreagem, fazendo as sapatas patinarem.
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Mensagem por Adenir Qui Jan 02, 2014 9:19 am

Obrigado Romao e Roberto, suas informações foram muito elucidativas. Parabéns por compartilhar conosco. Preciso repassar essas informações ao mecânico da cc, pois estou com 10000km e até hoje ele não conseguiu diminuir essa trepidação.

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Mensagem por Adenir Qui Jan 02, 2014 10:00 am

marco antonio escreveu:mediu pra ver se estava laceada? , talvez o motivo da trepidação seja este a correia laceia e cria barriga ao acelerar pode dar chicoteadas
Oi Marco, como se faz para verificar se a correia está laceada? Qual a medida correta?

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Mensagem por Amaury Jancso Qui Fev 13, 2014 8:27 pm

Senhores, minha correia arrebentou hoje, 4700 KM esta na dafra o peesoal falou q nao e garantia por se tratar de um item de uso e desgaste. Pode isso !!! Contestei claro, aproveitei para deixar a relacao para consertos gerais.
1) freio trazeiro nao acende a luz
2) forte barulho na relacao moto aquecida
3) tripadacao na lenta
4) correia estourada
5) 110 km o limitador aciona
6) parafuso da carenagem esquerdo pedaleira caiu
7) painel com muito barulho.

Assim que me liberarem informo o desfecho.

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Mensagem por Marcelo Madella Qua Set 09, 2015 11:58 am

Comprei uma Citycom 2012, e esta com 31.500 km hj, e tem um assobio que a tranmissão faz qdo esta em marcha lenta ou esta em uma saida, isso sera que é da correia de transmissão?

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Mensagem por RMVilla Qui Set 10, 2015 2:40 pm

Marcelo, sim, pode ser da correia.
Geralmente isso é sintoma de CVT precisando ser limpo e lubrificado. Este serviço deve ser feito a cada 6000km
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Mensagem por Marcelo Madella Qui Set 10, 2015 5:21 pm

RMVilla escreveu:Marcelo, sim, pode ser da correia.
Geralmente isso é sintoma de CVT precisando ser limpo e lubrificado. Este serviço deve ser feito a cada 6000km

Obrigado,

Que Tipo de lubrificante posso usar, "tipo graxa branca", qual é o aconselhavel?

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Mensagem por RMVilla Qui Set 10, 2015 6:42 pm

Graxa de sabão de lítio.
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Mensagem por rickdido Qui Jan 07, 2016 2:38 pm

alguem sabe informar se a marca de correia Gt eh boa?
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Mensagem por Henrique Leister Raya Seg Jan 18, 2016 10:27 am

Bom dia,
Peguei minha Citycom há menos de 1 mês, ela é 2012/13 e tem 11400km. Nas saídas (tanto com motor frio e quente) eu percebo um pouco de trepidação em baixa rpm e um "grilinho" bem rápido, como se fosse barulho de borracha e esses sintomas somem quando a moto está embalada ou em retomadas. Isso é normal? Nunca tive moto com CVT portanto não sei o que é normal. Será que apenas uma limpeza acaba com esses sintomas?
Gostaria de saber também se apenas a correia original Mitsuboshi é boa ou se a Riffel, Gp, etc também são confiáveis e duráveis.
Abs
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Mensagem por rubens caruso Seg Jan 18, 2016 10:50 am

Henrique, os sintomas que você descreveu parecem ser do sistema  CVT sujo... Mande dar uma limpada, aproveite e veja se a correia está dentro da medida (folga).

Acho muito cedo para a Correia já ter que ser trocada, mais provável que seja somente necessário limpeza.
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Mensagem por Henrique Leister Raya Seg Jan 18, 2016 12:16 pm

rubens caruso escreveu:Henrique, os sintomas que você descreveu parecem ser do sistema  CVT sujo... Mande dar uma limpada, aproveite e veja se a correia está dentro da medida (folga).

Acho muito cedo para a Correia já ter que ser trocada, mais provável que seja somente necessário limpeza.
Legal Rubens, vou antecipar a revisão de 12.000km assim já limpa o CVT, troca o fluído de arrefecimento, etc...
Abraço
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Mensagem por RMVilla Seg Jan 18, 2016 9:33 pm

Limpeza deve ajudar bastante. Recomendo a cada 6000km.
Com 12000 precisa verificar a correia. Pela Dafra deve-se substituir, sob pena de perder a garantia
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Mensagem por Henrique Leister Raya Qui Jan 21, 2016 11:48 am

RMVilla escreveu:Limpeza deve ajudar bastante. Recomendo a cada 6000km.
Com 12000 precisa verificar a correia. Pela Dafra deve-se substituir, sob pena de perder a garantia
 Boa dica da limpeza a cada 6000km, com certeza influencia na durabilidade de todos os componentes da transmissão. O óleo de transmissão deve ser trocado com essa km também?
A correia se não houver necessidade não farei a troca, a moto é 2013 e já não está na garantia.
Abs
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Mensagem por RMVilla Qui Jan 21, 2016 6:29 pm

Sim, o óleo da transmissão também a cada 6000km
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Mensagem por RUBEM SOUSA Qui Jun 15, 2017 2:42 pm

Desculpem... tenho uma citycon 300 há pouco tempo (antes tinha uma PCX)  e este forum tem me ajudado bastante, mas na "tabela de manutenção periódica" da CITYCON consta que a troca do óleo de transmissão deve ocorrer a cada 5.000km

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Mensagem por rubens caruso Sex Jun 16, 2017 1:53 am

Olá Rubem, que ano é a sua Citycom?
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Mensagem por RMVilla Dom Jun 18, 2017 6:46 pm

Correto a cada 5.000 pelo manual, mas na prática, pode trocar a cada 6 mil, se usar a especificação correta. Se usar muito fino daí não.
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