Curva de Torque e Potência
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Curva de Torque e Potência
Olá!
Alguém já encontrou a curva de torque e de potência do motor da Citycom? Eu já conheço em quais rotações a motoneta atinge o pico de torque e potência, mas estou curioso para saber como essas grandezas se comportam em outras rotações.
Sinto que o projeto da moto não deve otimizar torque em baixas rotações, visto que a marcha lenta já ocorre a quase 2mil giros e quando a moto está em movimento constante ou acelerando, a menor rotação que percebo é perto de 4mil. Se eu souber a curva de torque acho que posso escolher melhor modificações, como troca de roletes do CVT.
Abraço!
Alguém já encontrou a curva de torque e de potência do motor da Citycom? Eu já conheço em quais rotações a motoneta atinge o pico de torque e potência, mas estou curioso para saber como essas grandezas se comportam em outras rotações.
Sinto que o projeto da moto não deve otimizar torque em baixas rotações, visto que a marcha lenta já ocorre a quase 2mil giros e quando a moto está em movimento constante ou acelerando, a menor rotação que percebo é perto de 4mil. Se eu souber a curva de torque acho que posso escolher melhor modificações, como troca de roletes do CVT.
Abraço!
dgrapiuna- Piloto de velocípede
- Localização : Belo Horizonte - MG
Idade : 40
Mensagens : 2
Re: Curva de Torque e Potência
Bom, a curva não sei lhe dizer, mas se você roda dentro muito dentro da cidade pode colocar de 17g que fica ótimo. Alias se quiser fazer um teste ride na minha para ver a diferença, estou a disposição.
Cazeh- Moderador Global
- Localização : Belo Horizonte
Idade : 49
Mensagens : 1792
Re: Curva de Torque e Potência
Caro [/i][/b]dgrapiuna[i]
A Potencia máxima da City é de 23cv a 7.500 rpms o torque máximo próximo de 2.35 kgfm a 5.500 rpms . Devemos levar em conta que a relação Peso x Potencia da City é alta (7,9kg/CV) comparado com outras motos da mesma cilindrada (no caso da Fazer (6,6Kg/CV) ou CB300 (5,4Kg/CV) ) , para se ter uma ideia a Burgman400 tem uma relação Peso x Potencia de (6,2Kg/CV) mas tudo bem que a Burgman400 é mais potente e tem maior torque (34CV a 7.300 rpms e torque de 3,63Kgfm a 5.800 rpms) mas ela é bem mais pesada ...em torno de 211 kilos .
A comparação é para esclarecer que no caso da City apesar das características de seu motor ser parecido com o da Fazer e a CB300 ela é bem mais pesada (182klos) e ainda conta com um cambio CVT que normalmente tem respostas mais lentas do que um cambio convencional .
Para se ter um bom aproveitamento em aceleração , alem de estar sempre com o CVT em ordem e revisado basta evitar de "Virar o Cabo"..
pois esta ação, retarda o melhor aproveitamento da "Curva de Torque e Potencia"sendo que se você acelerar progressivamente o efeito "Subir de Giro" , será mais rápido e constante....
Isso é uma característica dos scooters de pequena e média cilindrada , existem outros fatores técnicos há serem observados mas ai é outra história .....
Em relação aos Kits de performance estes são validos e bem eficientes . embreagem ,roletes, escape full , e gerenciadores de ignição e ECU seriam bem vindos....mas com certeza o custo seria muito alto....não sei se valeria apena....eu faria uma pesquisa e avaliaria a melhor opção...talvez só os roletes....quem sabe ....seria suficiente para melhorar há aceleração ....
Abs..espero ter ajudado.....
A Potencia máxima da City é de 23cv a 7.500 rpms o torque máximo próximo de 2.35 kgfm a 5.500 rpms . Devemos levar em conta que a relação Peso x Potencia da City é alta (7,9kg/CV) comparado com outras motos da mesma cilindrada (no caso da Fazer (6,6Kg/CV) ou CB300 (5,4Kg/CV) ) , para se ter uma ideia a Burgman400 tem uma relação Peso x Potencia de (6,2Kg/CV) mas tudo bem que a Burgman400 é mais potente e tem maior torque (34CV a 7.300 rpms e torque de 3,63Kgfm a 5.800 rpms) mas ela é bem mais pesada ...em torno de 211 kilos .
A comparação é para esclarecer que no caso da City apesar das características de seu motor ser parecido com o da Fazer e a CB300 ela é bem mais pesada (182klos) e ainda conta com um cambio CVT que normalmente tem respostas mais lentas do que um cambio convencional .
Para se ter um bom aproveitamento em aceleração , alem de estar sempre com o CVT em ordem e revisado basta evitar de "Virar o Cabo"..
pois esta ação, retarda o melhor aproveitamento da "Curva de Torque e Potencia"sendo que se você acelerar progressivamente o efeito "Subir de Giro" , será mais rápido e constante....
Isso é uma característica dos scooters de pequena e média cilindrada , existem outros fatores técnicos há serem observados mas ai é outra história .....
Em relação aos Kits de performance estes são validos e bem eficientes . embreagem ,roletes, escape full , e gerenciadores de ignição e ECU seriam bem vindos....mas com certeza o custo seria muito alto....não sei se valeria apena....eu faria uma pesquisa e avaliaria a melhor opção...talvez só os roletes....quem sabe ....seria suficiente para melhorar há aceleração ....
Abs..espero ter ajudado.....
THUNDER 300i- Piloto de velocípede
- Localização : SAMPA
Idade : 61
Mensagens : 1
Re: Curva de Torque e Potência
com base nos pontos de potencia e torque máximos, eu "estimei" a curva, como segue
e trocar roletes por Dr Pulley de 17gr é bem barato, coisa de cento e poucos reais
e trocar roletes por Dr Pulley de 17gr é bem barato, coisa de cento e poucos reais
Rodrigo_V_U- Scooterista amador
- Localização : Curitiba
Idade : 47
Mensagens : 721
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