CITYCOM 300I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suspensão dianteira - solução de problemas

+15
Fuganti
petroedu
rafaellsm
akawaoku
birigui-77
Didi
Márcio Teixeira
viniciuszibordi
rubens caruso
marco antonio
Alex Custódio
GABRIELTIMM
kalex
reencs
RMVilla
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Seg Dez 30, 2013 4:24 pm

O assunto da pouca capacidade de amortecimento da suspensão dianteira da Citycom já foi amplamente debatido, mas preciso acrescentar algumas observações importantes, principalmente em relação a uma "adaptação" que deveria ser feita em todas as Citys anteriores ao Mod. 2014. Isto que descrevo abaixo a Dafra já vem fazendo nas novas.

Semana passada minha City virou 24.000km, e eu estava me programando pra, em janeiro, substituir o óleo das bengalas, que tinha sido trocado aos 9.000km. Deveria ser trocado sempre a cada 9.000km, mas eu acabei deixando e ele rodou 15.000km, e já dava pra sentir a perda de eficiência do conjunto. Só que esta semana, ao levar a minha City pra trocar o óleo do motor, o mecânico identificou durante uma inspeção visual das bengalas, que os retentores já estavam deteriorados, iniciando a deixar marcas nos tubos internos, o que pode acabar condenando-os se não for resolvido rapidamente. Pra quem não sabe os tubos internos, aqueles cromados, precisam ser perfeitamente lisos, polidos, para deslizar pelo anel retentor de borracha sem deixar o óleo sair e a sujeira entrar. Qualquer arranhão compromete a vedação, e a substituição deles custa caro....

Pois bem, desmontamos a suspensão dianteira, e enquanto ele trabalhava eu ia xeretando. Lembrei dos vários casos que tivemos, de Citycons que passavam em buracos e perdiam a tampa desses tubos (na parte superior). Ali há uma tampa preta de borracha que é só pra evitar poeira, e por dentro, logo abaixo desta, há a verdadeira tampa (branca, de material que parece nylon usinado), que é de encaixar por dentro do tubo, e vai presa com um anel elástico de metal. Sempre achei estranho a facilidade com que ela acabava sendo ejetada quando se passa em buracos maiores, e sempre ouvi que ela deveria ser rosqueada em vez de encaixada, por isso tava muito curioso.

Pois bem, consegui entender o problema, e a solução. A boa notícia é que a Dafra também, e já modificou o projeto nas mais novas.

O anel elástico que DEVERIA ser usado para travar a tampa do tubo é semelhante a este:
Suspensão dianteira - solução de problemas 34e8fvc

Mas o que a Dafra usava antes era bem menos resistente, na verdade parecia apenas um círculo de arame fininho, parecido com isto, mas ainda mais fininho que o da foto:
Suspensão dianteira - solução de problemas B46rgo

Vendo isto, fica fácil entender porquê a tampa acabava sendo ejetada pela pressão do óleo + mola. Colocando o anel elástico mais reforçado igual ao da primeira foto, a tampa aguenta muito mais pressão, sendo possível colocar o volume máximo de óleo (140ml) sem risco de perder a tampa e vazar o óleo.

Achei interessante que a Dafra tenha se tocado disto e começado a montar com o anel reforçado. Quem for fazer a troca do óleo das bengalas, peça para o mecânico trocar o anel fino pelo reforçado, por segurança.


Última edição por RMVilla em Qui Jun 25, 2015 2:53 pm, editado 1 vez(es)
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por reencs Seg Dez 30, 2013 4:41 pm

Baun saber!

reencs
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São José dos Pinhais
Idade : 40
Mensagens : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por kalex Seg Dez 30, 2013 10:02 pm

opa ... otima noticia...
duvida: é necessário alguma adaptação ou serve para qualquer ano citycom (inferior a 2014)?
kalex
kalex
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SP
Idade : 46
Mensagens : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Seg Dez 30, 2013 10:12 pm

Sim, da pra fazer em qualquer ano sem precisar de adaptação. Tira um e poe o outro. Mas a mao de obra pra fazer é cara, vale a pena fazer junto com a troca do óleo
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por GABRIELTIMM Qui Jan 16, 2014 11:52 am

Legal, a informação,me ajudou aqui em meu serviço.
Realmente se procurar no google você vê alguns casos, de proprietários que ficaram com as molas da bengala "pra fora".
Só uma observação, o anel elástico deve ter a trava interna ("pra dentro"), diferentemente da foto postada, se não você não consegue encaixar na canaleta do tubo externo.
Não consigo postar a foto aqui, mas se alguém quiser, só me dar um toque, que envio por email.
Obrigado, grande abraço

GABRIELTIMM
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Santo André - SP
Idade : 34
Mensagens : 1

http://mototimm.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Qui Jan 16, 2014 2:46 pm

Tem razão Gabriel, a foto do anel eu peguei na net, não é o correto.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Alex Custódio Ter Mar 18, 2014 9:26 pm

Olha só que ele fez com a suspensão da Citycom, ficou muito bom, show de bola mesmo evita risco com a proteção nas bengalas
olha só o video e esse cara é de Osasco vou fazer este serviço com ele.


Alex Custódio
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Osasco
Idade : 40
Mensagens : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Qua Mar 19, 2014 8:15 am

Não sei se o visual dela vai ficar legal não.... e essas peças da Circuit são de 3ª linha....
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por marco antonio Qui Mar 27, 2014 4:54 pm

putys só de imaginar ter que desmontar a carenagem toda já fico com coceiras pelo corpo, queria aproveitar e fazer tudo de vez aqui em casa trocar o óleo das bengalas ajeitar os faróis etc...

marco antonio
Scooterista iniciante
Scooterista iniciante

Masculino Localização Localização : são vicente
Idade : 63
Mensagens : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por marco antonio Qui Mar 27, 2014 5:00 pm

um feltro de lã de 1/2'' de espessura resolve com um pouquinho de graxa segura puera água d'chuva etc..

marco antonio
Scooterista iniciante
Scooterista iniciante

Masculino Localização Localização : são vicente
Idade : 63
Mensagens : 293

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rubens caruso Sex Mar 28, 2014 7:30 am

Achei o visual estranho... mas gosto é gosto  Cool
rubens caruso
rubens caruso
Scooterista mestre
Scooterista mestre

Masculino Localização Localização : Ibiuna-SP
Idade : 48
Mensagens : 1314

http://www.ishindenshinaikidodojo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por viniciuszibordi Sex Abr 11, 2014 6:04 pm

Roberto, pessoal boa noite! Na minha city aconteceu exatamente o que você citou, a tampa externa foi ejetada e o oleo vazou um pouco, você poderia por gentileza me passar a medida deste anel mais reforçado? Vou comprar e levar quando eu for fazer a troca do óleo.
Muito obrigado!

viniciuszibordi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Santo Andre SP
Idade : 41
Mensagens : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Sex Abr 11, 2014 6:41 pm

Desculpa Vinícius, não tenho a medida. Mas nas CC você pode comprar esse anel, a Dafra já adotou esta solução nas city zero.
Só não vai na de SA que eles são complicados, vai na new point.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por viniciuszibordi Sáb Abr 12, 2014 8:31 am

Ok, Valeu Roberto! Não precisa se desculpar eu queria comprar, precisava de uma referência e vc já me ajudou, brigado cara!!

viniciuszibordi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Santo Andre SP
Idade : 41
Mensagens : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Márcio Teixeira Sex Abr 03, 2015 1:42 pm

Olá a todos.

Alex Custódio, você tem o endereço desse mecânico em Osasco?

Obrigado

Márcio Teixeira
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : São Paulo
Idade : 60
Mensagens : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Didi Qui Jun 25, 2015 11:39 am

Pessoal,

Bom dia estou lendo o relato do RMvilla e estou na mesma situação. Minha city esta com 23900 km e foi trocado o oleo da bengala aos 9000 km. E estou ja buscando o batente fixador do amortecedor antes de efetuar a troca do oleo, pois ja ouvi relatos que o plastico branco quebrou na troca o que fez a moto ficar 15dias parada aguardando a bendita peça. Minha city é 2011 portanto acredito que seja ainda a peça fragil e quero me antecipar a este problema.

Vocês poderiam dizer qual o código da peça? onde poderia comprar uma peça nova?

Pelo código da dafra a numeração é 90394 A21A 000 sabe me dizer se essa peça ja vem reforçada, ou preciso buscar essa tal peça reforçada citada por RMvila acima? Não consigo ver as fotos no post.

obrigado
Didi
Didi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 43
Mensagens : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Qui Jun 25, 2015 1:38 pm

Didi, sim, você tem a peça antiga. Não sei te dizer códigos, mas sei quem pode te ajudar aí no RJ.
Fala com o Rafael da Scooteria Moto Point www.facebook.com/profile.php?id=100009179817388 eles se especializaram em citycom.

Vou ver o que acontece com as fotos do post, porquê não estão aparecendo.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por RMVilla Qui Jun 25, 2015 2:54 pm

Didi, já acertei as fotos no primeiro post deste tópico.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Didi Qui Jun 25, 2015 2:54 pm

Obrigado RMVilla.

Vou verificar agora
Didi
Didi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 43
Mensagens : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Didi Qui Jun 25, 2015 3:21 pm

RMVilla escreveu:Didi, já acertei as fotos no primeiro post deste tópico.
Obrigado,

Realmente é brutal a diferença inclusive com os dois furos que facilitam a remoção

Você comprou essa peça na dafra? Após a utilização desse novo anel você colocou 140 ml ao invés de 127ml do Motul Fork  Oil 10W na bengala?

Esse forum tem me ajudado bastante.

Parabens pelo forum
Didi
Didi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 43
Mensagens : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Didi Sex Jun 26, 2015 5:10 pm

Pessoal,

Consegui a referencia de peças para a suspensão dianteira conforme comentada por RMVilla, são as peças 6,7 e 8 do catalago. E também o numero de referencia agora não tem erro.
Suspensão dianteira - solução de problemas 2vcf28z
Didi
Didi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 43
Mensagens : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por birigui-77 Sex Jun 26, 2015 6:15 pm

Excelente Didi valeu a postagem
birigui-77
birigui-77
Scooterista experiente
Scooterista experiente

Masculino Localização Localização : São Paulo
Idade : 47
Mensagens : 774

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por akawaoku Seg Abr 04, 2016 11:18 am

Opa, blz pessoal?

Alguém saberia me dizer qual a medida desse anel elástico?

akawaoku
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SJC
Idade : 45
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por rafaellsm Seg Abr 11, 2016 3:53 am

Curioso também..

rafaellsm
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 38
Mensagens : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por akawaoku Seg Abr 11, 2016 5:26 am

rafaellsm escreveu:Curioso também..
Caro rafaellsm,

Eu desmontei a bengala ontem. Vou tirar umas fotos com medidas e posto aqui assim que puder.

akawaoku
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : SJC
Idade : 45
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira - solução de problemas Empty Re: Suspensão dianteira - solução de problemas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos