CITYCOM 300I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relê de partida

+16
Develyn Gusman da Silva
Didi
galliani12
Alexandre R1
Cafard
Edson Guerra
Marco Flores
rubens caruso
RMVilla
kleber
Marcos Costa
Cazeh
Rodrigo_V_U
Bikerfriends
Sergio Aguiar
c.gustavo
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Relê de partida Empty Relê de partida

Mensagem por c.gustavo Qua Set 19, 2012 10:29 pm

Pessoal fui esses dias na loja onde comprei a minha Citycom e a outra Citycom que me ofereceram para a comprar uns meses antes estava lá com a parte do baú desmontada e o cara falou que deu problema no relê de partida, disse que essa peça da problema pelos 10.000k, alguém já teve esse problema? Pensei em até comprar essa peça e deixar guardada no caso dela dar problema
c.gustavo
c.gustavo
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Itanhaém
Idade : 44
Mensagens : 92

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Sergio Aguiar Qua Set 19, 2012 11:24 pm

O certo era se tivesse um grupo com laços bem estreitos e numeroso criar uma espécie de cooperativa. Iriam comprando aos poucos as peças. Uma correia hoje, mês que vem um relê de partida, e assim por diante, sempre rateando, ficaria uma ninharia.
Sergio Aguiar
Sergio Aguiar
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Goiânia
Idade : 56
Mensagens : 2078

http://www.citycom.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Bikerfriends Qui Set 20, 2012 10:11 am

Estou fazendo uma revisão grande na minha Citycom que está com 18.000 km e já a algum tempo tenho um problema com o rele de partida, as vezes preciso clicar no start umas 6 vezes até ele funcionar.
Aproveitei e retirei o relé de partida, e verifiquei que os contatos onde fica o fusível esta todo enzinabrado (oxidado), desmontei os contatos do relé, limpei retirando todo o zinabre verde, lixei os contatos, remontei e passei bastante graxa siliconizada ou vaselina para que tente proteger por mais tempo da oxidação.
Verifiquei que a posição que este relé fica em baixo da caixa do banco, do lado direito, na parte superior, fica muito sujeito a água somente quando lavamos a Citycom, o que leva a apresentar este problema, vou tentar proteger com algum plastico e evitar jogar agua com pressão na lateral da moto.
Fica a dica, é fácil de reparar o seu relé, pois o problema é só nos contatos, dificilmente ele dará problema internamente por ser bem vedado, abraço, Luizinho
Bikerfriends
Bikerfriends
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 57
Mensagens : 20

Personagem
Scooter: 5

http://www.bikerfriends.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Rodrigo_V_U Qui Set 20, 2012 8:05 pm

qdo vc diz que tem que apertar umas 6 vezes pra funcionar.

o motor de partida não dá nem sinal ou ele faz um "tec" a cada vez que aperta?

se for isso, minha moto está com problema no relé, hehehehe

Rodrigo_V_U
Scooterista amador
Scooterista amador

Masculino Localização Localização : Curitiba
Idade : 47
Mensagens : 721

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Cazeh Qui Set 20, 2012 11:33 pm

Fiquei curioso tbm?? aguardando comentários....
Cazeh
Cazeh
Moderador Global
Moderador Global

Masculino Localização Localização : Belo Horizonte
Idade : 49
Mensagens : 1792

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Bikerfriends Sex Set 21, 2012 7:59 am

Isso mesmo, ficava nesse Tec tec tec até dar a partida, agora está no estalo, problema resolvido.
Só uma dica, quando for fazer este serviço, solte o positivo da bateria, pois como a posição para soltar as porcas do relé, sem querer vc pode encostar a chave de boca nº 10 no quadro da moto e fechar curto.
Bikerfriends
Bikerfriends
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 57
Mensagens : 20

Personagem
Scooter: 5

http://www.bikerfriends.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Marcos Costa Dom maio 05, 2013 11:23 am

Luizinho e se der um "banho" de estanho (solda) nos contacto não resolveria o problema da oxidação?
Pergunto porque estou com esse problema na minha city e estou pensando em fazer essa manutenção, na verdade mais uma no sistema de partida.
Marcos Costa
Marcos Costa
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Campinas
Idade : 70
Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por kleber Ter maio 21, 2013 8:14 pm

A minha teve esse problema tambem e foi trocado na segunda revisao, se for problema com oxidação....tô ralado pq em Salvador o ar prejudica até hipertenso....

kleber
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por RMVilla Ter maio 28, 2013 8:05 am

Segundo informação do nosso amigo Marcos Rossi, do grupo do FB, que é mecânico de motos, o relê de partida da CG ou da Twister funciona na Citycom. Não precisa nem falar que custa muuuito menos.....
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Cazeh Ter maio 28, 2013 8:32 am

Muito bom saber que tem peças equivalentes assim o pessoal economiza na hora da manutenção.
Cazeh
Cazeh
Moderador Global
Moderador Global

Masculino Localização Localização : Belo Horizonte
Idade : 49
Mensagens : 1792

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por rubens caruso Ter maio 28, 2013 9:45 am

Peças alternativas são muitas vezes de longe o melhor custo benefício! É bom saber que temos esta opção na City também.
rubens caruso
rubens caruso
Scooterista mestre
Scooterista mestre

Masculino Localização Localização : Ibiuna-SP
Idade : 48
Mensagens : 1314

http://www.ishindenshinaikidodojo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Marco Flores Ter maio 28, 2013 12:01 pm

Gurizada a minha lindona esta com 6300kgs, pensei que este problema estaria nos manetes, irei dar uma olha neste relé onde esta localizado o ele ?
Marco Flores
Marco Flores
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Canoas-RS
Idade : 58
Mensagens : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por RMVilla Ter maio 28, 2013 12:10 pm

Marco Flores escreveu:Gurizada a minha lindona esta com 6300kgs, pensei que este problema estaria nos manetes, irei dar uma olha neste relé onde esta localizado o ele ?

Marco, pode ser nos manetes tb, depende do tipo de problema que vc está enfrentando. Nos manetes de freio tem um sensor (o mesmo da luz de freio) que libera a partida quando acionado (qualquer lado). Mas este é fácil de diagnosticar, basta ver se acionando o manete acende a luz de freio. Se acender tá OK.

O relê de partida tb falha às vezes e é mais chato de diagnosticar. Precisa de multímetro.

Tb veja se o botão de partida não está com mau contato.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Marco Flores Ter maio 28, 2013 4:52 pm

Obrigado Villa,
Nos manetes esta tudo ok, botão de partida já tirei e fiz uma limpeza e não adiantou em nada, o tec tec deve ser do relé mesmo.
Marco Flores
Marco Flores
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Canoas-RS
Idade : 58
Mensagens : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Marco Flores Ter Jun 04, 2013 12:23 pm

Gurizada
Estive na cc em Poa, o valor do relé R$ 110 dilmas, dei uma olhada no meu relé e também esta com alguns pontos verdes ( oxidado ) vou desmontar e postarei os detalhes.
Abraços
Marco Flores
Marco Flores
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Canoas-RS
Idade : 58
Mensagens : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Edson Guerra Ter Jun 04, 2013 5:51 pm

Boa tarde, Por favor alguem pode me passar o link p/ ver como procedo p/ verificar se o rele esta c/ oxidação. Desde já agradeço.

Edson Guerra
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Cafard Qua Ago 07, 2013 10:10 am

Pessoal venho tendo problema de partida a mais de um mês e toda semana vou na CC e eles trocam o sensor de partida do freio e continua o problema, relatei para o chefe da oficina que percebi que a voltagem da moto algumas vezes oscilava muito , tipo 9v a 11v.
Na semana retrasada tocaram o botão de partida que imperou, pois são varias tentativas para ela conseguir pegar, faz barulho de tac tac , pedir então para verificar o rele de partida e o chefe da oficina o fez nesta ultima sexta e disse que o problema estava no rele e limpou as escovas do motor de arranque, so que 2 dias depois de sair da CC a City voltou para a CC rebocada pois não dava a partida, Peguei a moto ontem  e o chefe da oficina disse que como eu tinha instalado uma fita de LED, que esta deu curto e queimou o fusível e porisso a moto não gerava. O engraçado é que os LED estavam desligado ou seja toda alimentação elétrica dos LED estavam desconectadas da bateria, como os LED podem ter dado curto ??? Gente me ajuda e me diz o que minha moto tem e o que esta acontecendo. Já aconteceu com alguém algo parecido ???

Cafard
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Salvador-Ba
Idade : 51
Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Marco Flores Qua Ago 07, 2013 11:30 am

Olá, Cafard

Tenho o mesmo problema já troquei os dois sensores dos manetes, já limpei os contatos do relé, já limpei os contatos do botão de partida,limpei os contatos da bateria e ainda tenho problema, aqui em Porto Alegre os caras da CC são fracos,também estou atras da solução, quem tiver uma luz agradeço
Abraços
Marco Flores
Marco Flores
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Canoas-RS
Idade : 58
Mensagens : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por RMVilla Qua Ago 07, 2013 4:07 pm

Sobre o relê não posso te dar detalhes, só sei que muita gente tem problema com ele, e que geralmente precisa trocar.

Todo o circuito elétrico da city é super delicado, reage mal a adaptações e mudanças, como por ex. essa sua fita de LED, que embora seja de baixa potência, se for ligada de um jeito indevido pode dar problema. Um exemplo clássico são as lâmpadas de 55/60W, que acabam derretendo a fiação e dando princípio de incêndio.

Sobre os sensores de partida, isso é crônico na City. Eles são frágeis e sensíveis à temperatura, e como a fiação da city é subdimensionada, ela esquenta e eles derretem, colando o contato elétrico e impedindo o funcionamento. Tem um "defeito" de projeto nesse circuito, pois pelo mesmo fio passa corrente da luz de freio e do sensor de partida. Uma coisa que vc pode fazer é trocar as lâmpadas traseiras (lanterna + freio) por lâmpadas de LED, que puxam menos e não deixam a fiação esquentar.

O botão de partida e o da buzina tb sempre dão mau contato, pode trocar pelos da Dafra Smart, que são muito melhores e encaixam direitinho.

Aproveita e coloca LED na luz da placa que é outra que sempre acaba dando curto e derretendo o paralama traseiro.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Cafard Qui Ago 08, 2013 5:22 pm

Marco e [url=/u303]RMVilla[/url] obrigado pelo retorno !!

Poderia passar  qual é a luz de led da placa que vcs estão usando.

Infelizmente o problema da minha não foi a ligação da fita de luz de led  pois a mesma estava desativada. O problema foi a CC não identificar o problema. E acredito que colocaram o rele de partida da Laser sem trocar o fusivel, pois depois de perguntar muito ao chefe da oficina, ele respondeu que o retorno da city depois de ter saindo da CC 2 dias antes,era o fusivel  que tinha queimado e porisso que não estava gerando. Então pq ele demorou 2 dias para diagnostica e entregar a moto. Concordo com Marco, o cara é fraco. Referente a fiação, que vc diz ser subdimensionada alguem já trocou? ou a fabrica ja passou boletim para substituição. Estou com receio agora pois toda vez que a city sai da CC , sai com algo que não tinha. Agora é um cheiro de gasolina que não tinha e não é tanque cheio saindo pelo suspiro. e vem esta noticia de fios que tocam fogo !!! agora a coisa complicou !!

Cafard
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Salvador-Ba
Idade : 51
Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por RMVilla Qui Ago 08, 2013 6:37 pm

Putz, tem no meu diário a especificação https://citycom.forumeiros.com/t251-citycom-2013-roberto-sp, não lembro o modelo, comprei na Fernando's Shop, que é fabricante aqui no Brasil.

Quanto à fiação, é projeto, teria que trocar todo o chicote da moto e ninguém fará isso, muito menos a fábrica. Mas é só respeitar os limites dela que não terá problemas. A idéia de colocar LED é justamente economizar potência pra não sobrecarregar a fiação.
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Alexandre R1 Sex Jun 13, 2014 10:37 pm

Boa noite pessoal, meu relê de partida deu pau hoje e tal peça custa 115 dilmas o relê da Twister de acordo com o eletricista é compatível e custa 27 dilmas, não tive duvidas troquei na hora, a neguinha esta pegando de primeira acabou o tec tec tec tec tec tec x 10 vezes para ligar, vou esperar mais um tempo para confirmar o bom funcionamento e relatar ai para termos mais alternativas no mercado.
Alexandre R1
Alexandre R1
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Vitória ES
Idade : 50
Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por RMVilla Sex Jun 13, 2014 11:39 pm

Alexandre, temos um tópico que lista peças compatíveis com a citycom: https://citycom.forumeiros.com/t520-banco-de-informacoes-de-pecas-citycom

Lá consta o seguinte sobre relê de partida:
5) Relê de partida = serve o da Kansas, adaptando o fusível pra amperagem correta, o da CG e o da Twister

Wink
RMVilla
RMVilla
Administrador
Administrador

Masculino Localização Localização : Taubaté
Idade : 51
Mensagens : 3208

Personagem
Scooter: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por galliani12 Ter Jun 30, 2015 9:03 pm

boa noite amigos,preciso de uma foto do conctor do rele de partida pra visualizar a posiçao dos fios, a minha derreteu o conector.obrigado se alguem puder ajudar.

galliani12
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : floripa
Idade : 42
Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Didi Qui Set 24, 2015 9:47 am

Pessoal fiquei com uma dúvida em relação a peças compatíveis.

Se usar o relê da twister ou cg precisa mudar o fusível? ou somente se adaptar o da Kansas?
Didi
Didi
Piloto de velocípede
Piloto de velocípede

Masculino Localização Localização : Rio de Janeiro
Idade : 43
Mensagens : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Relê de partida Empty Re: Relê de partida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos